Iniciativa conjunta na Alemanha opera bimotor Diamond DA-42 com SAF pela primeira vez, em 18.11.23


Em nota postada no seu portal no dia 28 de setembro, a fabricante austríaca Diamond Aircraft divulgou que, no dia 25 (set.), após extensos testes e preparativos, aeronave DA-42VI de treinamento da European Flight Academy, marca da Lufthansa Aviation Training (LAT), voou pela primeira vez com uso de SAF, executando circuitos de tráfego no Aeroporto de Bremen. O bimotor DA42-VI foi abastecido por completo com combustível de aviação sustentável (SAF).
O vôo foi resultado de uma preparação intensiva entre a Diamond Aircraft, a fabricante de motor Austro Engine e a LAT. O Aeroporto de Bremen foi escolhido deliberadamente para o vôo por tratar-se de um dos primeiros aeroportos da Alemanha a estocar e abastecer com SAF fornecido pela World Fuel Services (WFS). Este SAF é obtido a partir de resíduos de petróleo, plantas aquáticas e plantas do solo em Ghent, na Bélgica; numa primeira etapa, os óleos e gorduras são hidrogenados e depois refinados de forma semelhante aos combustíveis fósseis. E, como resultado, o SAF produz até 80% menos emissões de CO2 durante o seu ciclo de vida.

A iniciativa em conjunto de representantes da Diamond Aircraft Industries (Diamond Aircraft Austria), da Austro Engine, da Lufthansa Aviation Training, da World Fuel Services Europe e do Aeroporto de Bremen foi o “pontapé” inicial para testes extensivos de combustível com mistura de SAF.

Foi comprovado que o SAF puro não misturado gera até 80% menos emissões de CO2 do que o QAv convencional. O objetivo de todas as partes envolvidas é tornar a formação dos futuros pilotos do Grupo Lufthansa também mais sustentável e amiga do ambiente. Os resultados desta série de testes revelarão se o SAF pode ser utilizado como único combustível para a frota da European Flight Academy no futuro.

A consciência ecológica e o uso responsável de recursos sempre estiveram no centro da Diamond Aircraft. A história começou com motores de combustível de aviação eficientes e sem chumbo e avança com a eletrificação, bem como com combustíveis alternativos e sistemas de propulsão.

A Diamond Aircraft e a Austro Engine antecipam a disponibilidade crescente de misturas ASTM D7566 SAF como combustível drop-in (adoção à base da troca “pura”) para a aviação geral nos próximos anos e planejam liberar toda a frota para a mistura de combustíveis até o final de 2025.  A consciência ecológica e o uso responsável de recursos sempre estiveram no centro de atenção da Diamond Aircraft.

Uma penetração significativa de SAF no mercado é esperado até 2030 e disponibilidade de SAF 100% (puro – sem mistura com QAv) para 2050.

Robert Kremnitzer, chefe da Organização de Design da Diamond Aircraft Austria, disse: “SAF é a chave mais imediatamente disponível para reduzir as emissões de CO2 na aviação. A maioria da frota Diamond pode se beneficiar diretamente do uso de motores a pistão a querosene. Estamos muito satisfeitos por podermos demonstramos isso como um exemplo modelo através da cooperação com nossa parceira LAT e o Aeroporto de Bremen, e estamos convencidos de que abriremos o caminho juntos aqui”.

“Apesar da vantagem relacionada ao sistema de um motor a pistão a querosene em termos de emissões de CO2, qualquer desenvolvimento adicional em direção à redução geral de CO2 é de grande importância para nós. O SAF representa uma oportunidade bem-vinda para otimizar imediatamente as frotas existentes no que diz respeito à descarbonização. Esses combustíveis [SAF] já foram suficientemente testados para uso em turbinas e seu uso crescente economiza toneladas de CO2. Os motores de pistão movidos a querosene desempenham apenas um papel menor na aviação devido aos seus baixos volumes em todo o mundo e as suas baixas emissões em geral. Como resultado, foi muito difícil para nós adquirir esses novos combustíveis [SAF] para análise e testes, e muito menos participar de sua certificação, a fim de atender aos requisitos específicos de um motor de pistão de ignição-compressão”, disse Felix Zahradnik, diretor de tecnologia da Austro Engine. “No entanto, ao cooperar com a LAT, uma de nossas principais clientes, e com o grande apoio do Aeroporto de Bremen, bem como da WFS, conseguimos adquirir combustível suficiente para extensas investigações em bancos de testes de motores e vôos de teste em preparação para a certificação de SAF. Estamos ansiosos para trabalhar com nossos clientes para moldar o futuro da aviação”, completou Zahradnik.

Birgit Bubelach, chefe de serviços de treinamento da Lufthansa Aviation Training (LAT), comentou quanto ao evento: “Estou muito satisfeita por estarmos todos aqui juntos hoje e podermos testemunhar este vôo-teste de uma de nossas aeronaves de treinamento da European Flight Academy, abastecida pela primeira vez com SAF. Isto foi possível graças à nossa boa parceria de longa data com a operadora do aeroporto [de Bremen], bem como com a fornecedora de combustível aqui no Aeroporto de Bremen, que, a nosso pedido e sem hesitação, estiveram à disposição dos nossos aviões de treinamento da fabricante Diamond e da sua fabricante de motores Austro Engine para os testes de SAF em seus aparelhos”, completou Bubelach.

Mathias Offen, chefe de serviços de treinamento, acrescentou: “O vôo de teste de hoje com SAF em uma de nossas aeronaves de treinamento é um alicerce essencial no caminho para o treinamento sustentável de pilotos em nossas escolas de vôo, que nós, como a European Flight Academy  [Academia Europeia de Vôo], estamos embarcando junto com nossa fabricante de aeronaves de treinamento Diamond”, completou Offen.

Matt Whitton, vice-presidente da World Fuel Services, falou: “A colaboração é fundamental para acelerar a adoção do SAF e elogiamos a dedicação de todas as partes envolvidas em tornar este projeto um sucesso. O esforço pioneiro do grupo [WFS] no uso do SAF está alinhado com a nossa missão de expandir o acesso ao SAF e ampliar a compreensão de que este é um combustível pronto para uso em qualquer aplicação de aviação. A World Fuel Services continua a trabalhar diariamente com produtores e usuários finais para promover a acessibilidade do SAF e promover sua versatilidade para uma indústria de aviação mais verde”.

Comentando sobre a decisão de fornecer combustível de aviação sustentável (SAF), o diretor-geral do Aeroporto de Bremen, bem como seu COO e gerente de projeto deram declaração quanto à iniciativa.

Marc Cezanne, diretor-geral do Aeroporto de Bremen, disse: “Como parte de nossa estratégia de proteção climática, decidimos em 2018 fornecer combustível de aviação sustentável [SAF] no Aeroporto de Bremen. Como resultado, um parque de tanques para SAF bem como uma confiável cadeia de fornecimento de querosene mais amigável ambientalmente. Desde meados de 2022, oferecemos querosene verde para todas as companhias aéreas em nosso aeroporto. Estamos muito satisfeitos que a Lufthansa Aviation Training [LAT] esteja agora voando de Bremen com significativamente redução de emissões”.

Christian Knuschke, diretor de operações e gerente de projetos do Aeroporto de Bremen, falou: “O planejamento e a implementação do projeto SAF foram ambiciosos, mas bem-sucedidos. Atualmente, somos capazes de armazenar cerca de 50 metros cúbicos [50.000 litros] de SAF no Aeroporto de Bremen, mas, no longo prazo, visamos desenvolver ainda mais a nossa capacidade em linha com o mercado. Já neste momento, isto faz do Aeroporto de Bremen um pioneiro no caminho para a aviação verde”.

O bimotor DA-42 é um modelo de 4 assentos (peso vazio de 1.420 kg/3.131 lb. – MTOW 1.999 kg/4.407 lb.) equipado com motores a pistão de ciclo diesel (alimentado por QAv) de 2 litros por injeção e turboaspirado Austro Engine AE 300, de 168 HP, com hélices tripá MT Propeller MTV-6-R-C-F/CF 190-69, conjunto motopropulsor controlado por única manete de sistema EECU (Electronic Engine Control. Unit – unidade de controle eletrônico de motor), com aviônica Garmin G1000 NXi.

O avião tem velocidade de cruzeiro em regime de 75% de potência (no FL160) de 175 KTAS, velocidade de cruzeiro máxima (MCP/FL160) de 190 KTAS e velocidade máxima (MCP/FL160/1.760 kg) de 197 KTAS. A altitude máxima de operação é 18.000 pés.

A capacidade combustível utilizável é de 76,4 galões/289 litros (231 kg ou 512 lb.), dividida entre os tanques principais de 50,0 galões/189 litros (151 kg ou 333 lb.) e auxiliares de 26,4 galões/100 litros (80 kg ou 176 lb.).

O alcance máximo é de 1.225 MN (regime de 50% de potência / FL180 / sem reserva) e alcance de 1.000 MN (regime de 60% de potência / FL120 / sem reserva).

o consumo na operação com 60% de potência é de 39,4 litros/hora (10,4 galões/hora – 32 kg/h, ou 70,5 lb/h), ou, por motor, 19,7 litros/hora (5,2 galões/hora – 16 kg/h, ou 35,25 lb/h). [EL]


Informações DA-42:
https://www.diamondaircraft.com/en/private-owners/aircraft/da42/overview/
https://www.diamondaircraft.com/en/private-owners/aircraft/da42/tech-specs/