Rolls Royce conclui série de testes com 100% combustível de aviação sustentável (SAF) em sua última geração de motores turbofan de aeronaves executivas, em 18.11.23


Em 10 de outubro, a fabricante britânica Rolls Royce divulgou  a conclusão, bem sucedida, de uma série de testes com 100% combustível de aviação sustentável (SAF) em sua última geração de motores turbofan de aviação executiva, o Pearl 15 e o Pearl 10X. Os testes do Pearl 700 já foram concluídos em 2021.

Os testes foram realizados na base da unidade de aviação executiva da Rolls-Royce em Dahlewitz, na Alemanha, e fazem parte da ambição contínua da fabricante britânica de desempenhar um papel de liderança na jornada para alcançar vôos de emissão zero líquido até 2050.

O primeiro membro da família de motores Pearl, a unidade Pearl 15, o equipa as aeronaves Global 5500 e 6500, da Bombardier, enquanto o Pearl 10X irá equipar a principal aeronave de alcance ultralongo da Dassault, o Falcon 10X, com projeto ora em desenvolvimento. A unidade Pearl 700 equipa os jatos executivos G700 e G800, da Gulfstream, em processo de certificação.

Além de provar a compatibilidade com 100% SAF, outro objetivo da campanha de testes foi executar um teste de motor consecutivo com QAv/JET-A1 e SAF no mesmo motor Pearl 10X. O objetivo era confirmar novas melhorias na pegada ambiental ao mudar o combustível para SAF. Os resultados deste primeiro teste consecutivo de emissões do motor sob condições de certificação padrão fornecem correlações importantes para a avaliação do futuro do SAF dentro da estratégia ambiental da Rolls Royce.

O SAF do tipo HEFA (Hydro-processed Esters and Fatty Acids, ou ésteres e ácidos graxos hidroprocessados) foi produzido a partir de matérias-primas sustentáveis baseadas em resíduos, como óleos de cozinha usados e gordura residual. Este combustível tem o potencial de reduzir significativamente as emissões líquidas de CO2 ao longo do ciclo de vida em cerca de 80% em comparação com o combustível de aviação convencional.

Os testes consecutivos realizados com combustível convencional de base fóssil (QAv/JET-A1) e subsequentemente com SAF (HEFA) também confirmaram uma combustão mais limpa do combustível sustentável, com níveis significativamente mais baixos de partículas não voláteis (nvPM – non-volatile particulate matter – Matéria de partículas não-voláteis). Em combinação com a tecnologia de combustão de baixo Nox (óxido nitroso) do Pearl 10X e suas câmeras de combustão fabricadas com aditivos, foi alcançada uma redução de todas as emissões.

“Os testes demonstraram mais uma vez que o atual portfólio de motores da Rolls-Royce para grandes aplicações de jatos comerciais e executivos pode operar com 100% SAF, estabelecendo as bases para mover este tipo de combustível para a certificação. No momento, uso de SAF só está aprovado para mistura com QAV/JET-A na proporção de 50% cada. Até o final de 2023, a Rolls-Royce terá provado que todos os seus motores Trent e de aviação executiva em produção são compatíveis com 100% SAF”, disse Dirk Geisinger, diretor da Rolls-Royce Aviação Executiva. Ele completou: “os combustíveis de aviação sustentáveis são um elemento-chave da nossa estratégia de sustentabilidade, uma vez que desempenharão um papel importante na descarbonização dos vôos de longo curso. Com o seu excelente desempenho ambiental, a família Pearl já está estabelecendo novos padrões no mercado de jatos executivos de ultralongo alcance”. [EL]