Rolls-Royce anunciou execução de teste do demonstrador de tecnologia de motor turbofan de grande porte UltraFan com potência máxima, com sucesso, em 19.11.23


No dia 11, a Rolls-Royce anunciou que executou com sucesso teste com potência máxima do seu demonstrador de tecnologia de motor turbofan de grande porte UltraFan, em suas instalações em Derby, no Reino Unido. A etapa inicial do teste já foi realizada com 100% combustível de aviação sustentável (SAF).
A fabricante britânica definiu a missão executada como marco importante para o demonstrador UltraFan, que foi testado com sucesso pela primeira vez no início deste ano. Desde então, a equipe do programa UltraFan tem aumentado gradualmente a potência como parte do rigoroso regime de testes e o demonstrador teve um desempenho alinhado às expectativas. Os resultados do teste fornecerão aprendizados e dados valiosos, que as equipes da RR irão agora coletar e continuar a analisar.

Segundo a nota da fabricante, a conquista reforça a sua confiança no conjunto de tecnologias que foi desenvolvido como parte do programa UltraFan. A confirmação desta capacidade é um grande passo para melhorar a eficiência dos motores aeronáuticos atuais e futuros, já que o UltraFan oferece uma melhoria de eficiência de 10% em relação à atual série de motor Trent XWB (a partir do Trent 1000, que hoje equipa o A350XWB), que já é o turbofan aeronáutico de grande porte  mais eficiente do mundo em serviço. No total, representa um ganho de eficiência de 25% desde o lançamento do primeiro motor Trent.

A tecnologia escalável de empuxo do UltraFan – de 25.000 a 110.000 lbf. – também oferece o potencial para motorizar as novas aeronaves de fuselagem estreita e larga previstas para a década de 2030.

“Como parte do programa de desenvolvimento UltraFan, identificamos uma série de tecnologias que são potencialmente transferíveis para nossos atuais motores Trent, que proporcionarão aos nossos clientes ainda maior disponibilidade, confiabilidade e eficiência”, disse Tufan Erginbilgic, CEO da Rolls-Royce.

“Atingir potência máxima com nosso demonstrador UltraFan envia uma forte mensagem de que a Rolls-Royce está na vanguarda da inovação e tecnologia, liderando o caminho na transição para uma aviação mais eficiente e sustentável. Este marco fantástico coloca-nos numa posição forte para apoiar os planos dos nossos clientes à medida que desenvolvem a próxima geração de aeronaves supereficientes”, falou Simon Burr, diretor do grupo de engenharia, tecnologia e segurança da Rolls-Royce. Ele ainda acrescentou: “estimamos que, para atingir o Net Zero voando até 2050, uma combinação de turbinas a gás altamente eficientes e de última geração, como a UltraFan operando com 100% SAF, provavelmente contribuirá com cerca de 80% da solução total, e é por isso que o anúncio de hoje é um marco tão importante para a Rolls-Royce e para a indústria em geral”.

O teste de operação com potência total do demonstrador UltraFan foi realizado na maior e mais inteligente instalação (base) interna de testes de motores aeronáuticos do mundo – a Testbed 80, em Derby, no Reino Unido.

A Rolls Royce declarou que testar o demonstrador é o culminar de muitos anos de trabalho, que foi apoiado pelo Governo do Reino Unido através do  ATI – Aerospace Technology Institute/Innovate  (Instituto de Tecnologia Aeroespacial-Inovar) e os programas Clean Sky (Céu Limpo), da União Européia e LuFo e mais o Estado de Brandemburgo, na Alemanha.

O UltraFan está em desenvolvimento há uma década, com o conceito revelado publicamente em 2014. É uma arquitetura de design fundamentalmente diferente daquela dos aproximadamente 4.200 grandes motores Rolls-Royce do transporte aéreo civil atualmente em serviço, pois incorpora um design voltado que nenhum outro setor jogador já produziu neste tamanho antes.

A Rolls Royce declara que demonstrar nesta escala lhe dá a flexibilidade de escalonar conforme a demanda de seus clientes. Isso também lhe coloca na “posição única” de poder oferecer um portfólio de soluções de propulsão de dois eixos, três eixos, acionamento direto e propulsão com engrenagem de redução (geared propulsion) para impulsionar futuras aeronaves. [EL]