Rolls Royce conclui com sucesso os testes de compatibilidade do uso de combustível 100% SAF em todos os seus tipos de motores aeronáuticos do transporte civil em produção, em 20.11.23


No dia 13, a Rolls Royce anunciou que concluiu com sucesso os testes de compatibilidade de 100% combustível de aviação sustentável (SAF) em todos os seus tipos de motores aeronáuticos do transporte civil em produção, isso cumprindo um compromisso assumido em 2021 de demonstrar que não existem barreiras tecnológicas de motores à utilização de 100% SAF. Um teste de solo de um turbofan de jato executivo BR-710 nas instalações da fabricante britânica no Canadá completou a campanha de testes.

Outros motores testados como parte do programa foram:
– de aeronaves comerciais – Trent 700, Trent 800, Trent 900, Trent 1000, Trent XWB-84, Trent XWB-97 e Trent 7000, e,
– aeronaves executivas – BR725, Pearl 700, Pearl 15 e Pearl 10X.

Os testes envolveram uma variedade de testes de solo e de vôo para replicar as condições em serviço. Todos os testes confirmaram que o uso de 100% SAF não afeta o desempenho do motor.

Tufan Erginbilgic, CEO da Rolls-Royce, disse: “tornar-se a primeiro fabricante de motores a jato a confirmar publicamente que todos os nossos motores em produção para aeronaves de longo curso e jatos executivos são compatíveis com 100% SAF é um marco importante tanto para a Rolls-Royce quanto para a indústria de aviação em geral”.

“É também mais uma prova do nosso compromisso de nos tornarmos uma empresa [de emissão] líquida zero até 2050 e de apoiar os nossos clientes a fazerem o mesmo”, falou Simon Burr, diretor do grupo de engenharia, tecnologia e segurança da Rolls-Royce.

“Este é um marco importante, não apenas para a Rolls-Royce, mas também para a indústria aeroespacial civil em geral. Esperamos que o sucesso desses testes proporcione um nível de validação técnica que apoie aqueles que buscam investir na produção de 100% SAF daqui para frente”, disse o Secretário de Transportes do Reino Unido, Mark Harper, para emendar: “As notícias de hoje demonstram que a Rolls Royce e o Reino Unido são líderes globais na descarbonização dos transportes, o que nos leva um passo mais perto do Jet Zero [QAv zero]”.

A jornada mundial para a descarbonização dos vôos é impulsionada pela inovação britânica com apoio do Reino Unido, visando as pessoas com a liberdade de viajar como quiserem, de uma forma que seja adequada para o futuro.

Além de provar a compatibilidade de motores em produção, a Rolls-Royce já garantiu que seu demonstrador de motor UltraFan de nova geração tenha a mesma capacidade. Sua primeira execução, no início deste ano, já foi alimentada por 100% SAF.

A jornada SAF da Rolls-Royce segue no final deste mês, quando os motores Trent 1000 equiparão um Boeing 787 Dreamliner da Virgin Atlantic no “vôo 100”, a primeira operação transatlântica com 100% SAF do mundo. O consórcio liderado pela Virgin Atlantic, patrocinado pelo Departamento de Transportes, inclui a Boeing, a Universidade de Sheffield, o Imperial College London e o Rocky Mountain Institute. O vôo de retorno, com combustível regular de aviação, provará que o motor e a aeronave podem funcionar com qualquer tipo de combustível sem alterações de engenharia.

O SAF tem um grande potencial para apoiar a jornada de transição energética da aviação, como um combustível com adoção direta – “drop-in” – que pode simplesmente ser utilizado como uma alternativa ao combustível convencional.

Quando o ciclo de vida é levado em consideração, a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) estima que as emissões líquidas de CO2 do ciclo de vida de SAF não-misturado são até 80% inferiores às do combustível convencional.

A Rolls-Royce estima que, para atingir o “Net Zero” (emissão líquida) voando até 2050, uma combinação de turbinas a gás altamente eficientes de última geração operando com 100% SAF provavelmente contribuirá com cerca de 80% da solução total.

O órgão internacional de padronização para combustível de aviação, ASTM International, permite atualmente que até um máximo de 50% de SAF seja misturado com 50% de combustível de aviação convencional (QAv/JET-A).

Todos os motores aeronáuticos do transporte civil em produção da Rolls-Royce já estão certificados para operar com uma mistura de até 50% SAF. Os testes bem-sucedidos de 100% SAF fornecerão suporte adicional para um caminho para vôos comerciais com 100% SAF. [EL]