Demanda estável, estoque baixo de aeronaves usadas e acúmulo de aeronaves novas encomendadas por entregar robustecem a indústria para eventuais crises econômicas, segundo a financiadora de aviação executiva GJC, em 22.11.23
A demanda estável por jatos executivos combinada com grande volume de encomendas em atraso nas principais fabricantes de aeronaves e estoques de aeronaves usadas relativamente baixos “deve permitir que a indústria resista a quaisquer crises econômicas potenciais no futuro previsível”, divulgou a financiadora de aeronaves executivas Global Jet Capital (GJC) em seu resumo de mercado da aviação executiva – Business Aviation Market Brief – do terceiro trimestre.
“Na indústria de jatos executivos, as operações de vôo caíram em comparação com 2022 [mas restando acima dos níveis pré-Covid], os níveis de estoque aumentaram, mas permaneceram abaixo das médias históricas, e as transações diminuíram em relação aos níveis elevados recentes”, aponta a GJC.
Embora a economia global tenha sido resiliente no acumulado do ano, a GJC alertou sobre “ventos contrários”, como guerras na Ucrânia e em Israel, as políticas monetárias mais rigorosas e a cena de desaceleração do crescimento e menor confiança de consumidores pelo mundo. Do lado positivo, observou-se uma criação de emprego superior ao esperado no EUA, bem como fortes gastos no varejo e produção industrial na China.
Ainda assim, a GJC acredita que é provável que ocorra uma recessão “suave e de curta duração” nos próximos 12 meses.
De acordo com a GJC, no 3T23 as operações de vôo de aeronaves executivas caíram 3% na base de comparação ano a ano, mas ficaram 14% acima dos níveis do terceiro trimestre de 2019, “demonstrando uma demanda sustentada pela aviação executiva”.
A GJC também observou que os índices book-to-bill das fabricantes de jatos executivos permanecem acima de 1:1, “colocando as fabricantes numa posição de enfrentar as crises econômicas”.
As transações diminuíram nos primeiros três meses de 2023 (1T23) devido a entregas de aeronaves novas mais lentas do que o esperado (atribuíveis à cadeia de abastecimento e a questões laborais) e à inércia impulsionada pelos preços entre compradores e vendedores no mercado de aeronaves usadas.
À medida que mais vendedores listavam publicamente suas aeronaves, os níveis de estoque de jatos executivos aumentaram no 3T23, embora os níveis da frota geral permanecessem abaixo das médias históricas.
A GJC destacou que o estoque de aeronaves usadas, embora subindo, ainda está abaixo das médias históricas, com os valores das aeronaves se mantendo em bom patamar, apesar do retorno aos perfis históricos de depreciação.
A maioria dos modelos de aeronaves reverteu para perfis históricos de depreciação no terceiro trimestre de 2023, embora a partir de um ponto de partida mais elevado após uma consolidação dos valores ao longo de 2021-22. [EL]