Fabricantes marcam presença na Dubai Air Show 2023 com jatos para exposição, com o interesse de alavancar negócios na região, em 25.11.23


Trabalhando para uma recuperação no Oriente Médio, as fabricantes de jatos executivos marcaram presença com “força total” na edição de 2023 da feira aeronáutica Dubai Air Show, entre os dias 13 e 17, escreveu, em um artigo de cobertura da feira, no dia 17, Kerry Lynch, editora da revista especializada de aviação mensal da AIN.

Bombardier, Dassault, EMBRAER, Gulfstream, Textron Aviation e Pilatus foram expositores na feira, à medida que buscam expandir seu alcance no crescente mercado do Oriente Médio.

De acordo com a Honeywell Aerospace, a região do Médio Oriente foi responsável por mais crescimento do que qualquer outra em 2023 e deverá ser responsável por 6% das novas entregas de jatos executivos nos próximos cinco anos.

Na feira, a Gulfstream marcou a estréia de seu novo produto top, o jato cabine larga de ultralongo alcance G700, que está prestes a certificada pela FAA e começar a ser entregue a clientes, para entrada em serviço. A expectativa é entregar o primeiro dos jatos do modelo ainda neste ano, dependendo de recursos e do crédito concedido da FAA para finalização do processo da homologação do modelo.

A Gulfstream olha para o Médio Oriente – com o ‘apetite’ da região por grandes jatos executivos de longo alcance – como um mercado-chave para as suas aeronaves.

Além disso, a fabricante acaba de introduzir melhorias de desempenho do G700 – incluindo a extensão do alcance para 7.750 MN e a redução da altitude da cabine para 2.840 pés à altitude de cruzeiro de 41.000 pés.

A Gulfstream manifestou-se “ansiosa” para destacar o G700 para a base de clientes do Oriente Médio, bem como as opções de aeronaves “missões especiais” do seu portfólio.

A Gulfstream também apresentou na Dubai Air Show o G500, modelo cabine larga de longo alcance.

“Tanto nossas equipes de vendas de novas aeronaves quanto de missões governamentais/especiais estiveram bastante ocupadas nesta semana em Dubai”, divulgou a Gulfstream. “O G700 atraiu atenção especial como resultado das melhorias anunciadas recentemente do desempenho e da cabine, juntamente com sua certificação e a entrada em serviço pendentes. Enquanto estivemos aqui, conseguimos construir novos relacionamentos e, ao mesmo tempo, nos conectarmos com clientes e parceiros existentes em toda a região”, declarou a fabricante americana.

Scott Neal, vice-presidente sênior de vendas mundiais da Gulfstream, destacou o compromisso da da fabricante com a região do Golfo. “Temos uma longa história no Médio Oriente e nas regiões vizinhas”, disse Neal.

Enquanto isso, a canadense Bombardier deslocou para a feira os modelos Challenger 3500 e Global 7500, intensificando suas atividades na feira como uma fabricante exclusiva de aeronaves executivas. Mas, ao mesmo tempo, a feira proporcionou um fórum para a Bombardier aumentar a atenção sobre seu crescente negócio de Defesa, envolvendo conversões de seus modelos de jatos executivos.

O presidente e CEO da Bombardier, Éric Martel, disse que o Oriente Médio é um mercado importante tanto para suas plataformas de jatos executivos (do transporte privado) quanto para seu crescente negócio de Defesa. Falando recentemente com analistas, Martel disse: “A demanda no momento ainda é muito forte. Há muita atividade em todo o mundo”. Lynch aponta que isto inclui o Médio Oriente “apesar do que está acontecendo neste momento”.

Enquanto isso, na feira, a francesa Dassault Aviation comemorou o 50º aniversário da parceria com os Emirados Árabes Unidos. O relacionamento remonta a 1973 com sua aeronave militar Mirage 5.

Para a Dubai Air Show, a Dassault deslocou um jato executivo Falcon 2000LXS, e expôs uma cabine em escala real do futuro jato cabine larga de ultralongo alcance Falcon 10X.

Como prova de sua frota crescente no OM, a Dassault aumentou seu apoio na região com a abertura de sua base de serviços ExecuJet MRO, no Aeroporto Internacional Al Maktoum, no verão passado. Substituindo as antigas instalações do Aeroporto Internacional de Dubai, o centro pode acomodar 15 aeronaves.

A fabricante suíça Pilatus marcou presença na feira com seu jato leve PC-24.

A brasileira EMBRAER expôs o jato médio Praetor 600.

A americana Textron Aviation exibiu as capacidades de aeronaves turboélice de missão especial e da linha de seus jatos executivos. [EL] – c/ fontes