Tamarack recebe homologações da NAA e FAI de recordes de vôo de King Air 350 modificado com asa SmartWing (com sistema de winglet ativo, baseado em alívio de carga), em 02.12.23


No dia 29, a desenvolvedora americana Tamarack Aerospace divulgou que recebeu documentação oficial de duas realizações no ano passado e recebeu registro de recordes da NAA – National Aeronautic Association (associação aeronáutica nacional – do EUA) e da FAI – Federation Aeronautique International (federação aeronáutica internacional – da Europa), por dois vôos “notáveis” com seu bimotor turboélice Beechcraft  King Air 350 modificado.

O King Air 350 foi modificado-atualizado com a tecnologia de asa melhorada com winglet ativo SmartWing, da Tamarack, que amplia o comprimento da asa, adiciona winglet na ponta da asa com superfície autônoma de alívio de carga, com reação instantaneamente à turbulência. Numa primeira fase do programa, a Tamarack comprovou, na aplicação em jatos Cessna Citation, que a tecnologia oferece uma melhoria de alcance de até 33% e aumenta correspondentemente a economia de combustível, ao mesmo tempo que melhora a segurança e suaviza a turbulência.

A Tamarack divulga que o sistema de asa melhorada com winglet ativo SmartWing, da Tamarack, aumenta a envergadura do King Air em 4’7” (2 x 2’3,5”, ou 1,397 m., em 2 x 69,85 cm), portanto resultando uma envergadura estendida de 19,05 m. (+7,9%). A envergadura original do King Air 350 é de 57’11” (17,65 m.).

O primeiro recorde do King Air 350 SmartWing foi em vôo direto (de 2.032,8 MN) entre Spokane (KGEG), no Estado de Washington, para Orlando (KMCO), na Flórida, a sudeste, em 07h46m, no dia 15 de outubro de 2022. O segundo recorde foi no sentido oeste, no dia 21 de outubro (de 2022). O King Air 350 experimentou ventos contrários e condição de formação de gelo no vôo de Orlando para Henderson, no Nevada, com uma escala em Albuquerque, no Novo México. O vôo de 1.770 MN com uma escala, rumo oeste, contra o vento, da Flórida a Nevada, durou 08h08m.

O fundador e CEO da Tamarack, Nick Guida, copilotou o bimotor nas duas viagens e diz que unidades militares do EUA e potenciais clientes de aeronaves executivas e comerciais tomaram conhecimento da tecnologia da Tamarack. Guida acredita que o interesse se transformará em mais testes para certificações de novos Tipos.

“Houve um interesse significativo por parte dos militares após estas ações recordes no ano passado. Você sabe, a comunidade de Defesa vê muito valor em nosso maior alcance e autonomia para missões importantes. Nossa tecnologia não se destina apenas aos turboélices e jatos menores, porque as grandes aeronaves de transporte também precisam desses benefícios. Não podemos divulgar informações sobre com quem estamos trabalhando agora dentre os militares, mas estamos entusiasmados com o resultado do King Air porque mostrou aos militares o valor que a SmartWing pode trazer para muitas plataformas”, disse Guia.

A Tamarack informou que poderá divulgar informações mais específicas sobre contratos com divisões militares e outras partes interessadas em um futuro próximo. [EL]