Bombardier bate marca de 150 jatos Global 7500 em serviço, e segue preparando o Global 8000, e avança uso de SAF, em 05.12.23


No final de novembro, a Bombardier promoveu a sua marca de mais de 150 jatos de alcance ultralongo Global 7500 em serviço, cinco anos depois da homologação do modelo. E a fabricante segue no programa do derivado Global 8000.

Em meados do mês, a fabricante canadense divulgou o orgulho da consolidação da sua liderança no setor industrial-aeronáutico em sustentabilidade, reafirmando seu compromisso de cobrir todos os seus vôos operacionais com combustível de aviação sustentável (SAF), utilizando o sistema Book-and-Claim.

Nota da fabricante registra que, um ano depois de anunciar o seu acordo histórico com a Signature Aviation, a Bombardier continua a demonstrar o seu firme compromisso em impulsionar mudanças duradouras na indústria, promovendo a adoção do SAF em toda a indústria.

“A Bombardier está dando passos ousados em sua jornada de sustentabilidade e é cada vez mais reconhecida como uma das empresas de aviação mais sustentáveis. Nosso compromisso de cobrir nossas operações de vôo com SAF, uma inovação no setor de aviação executiva, é outra demonstração das ações sérias e tangíveis que estamos tomando para nos alinharmos aos nossos valores”, disse Eric Martel, presidente e CEO da Bombardier. “A equipe Bombardier acredita firmemente que operar com a sustentabilidade em mente é o único caminho a seguir e estamos orgulhosos de enfrentar o desafio novamente hoje”, Martel completou.

Os vôos operacionais fazem parte das atividades regulares da Bombardier e incluem, especificamente, testes de produção, vôos de certificação, traslado de aeronaves Global de Toronto para Montreal para para as fases de conclusão, vôos de demonstração a clientes, certificações de novas plataformas de aeronaves e vôos de verificação pós-serviço.

Ao utilizar uma mistura QAv e SAF com 30% de combustível de aviação puro e sustentável, a Bombardier prevê reduzir as suas emissões anuais de gases com efeito de estufa (GEE, ou CHG – greenhouse gas) – escopo 1 – provenientes da utilização de combustível nas suas operações de vôo em aproximadamente 20 a 25%. O uso do SAF em 2023 na operação de vôo por meio do sistema Book-and-Claim será refletido nas emissões de CO2 de escopo 1 da Bombardier em 2023, que serão publicadas em maio de 2024.

Este importante ganho anual apoia o objetivo previamente anunciado da Bombardier de reduzir 25% das emissões de GEE (âmbito 1 e 2) até 2025, em comparação com os níveis de 2019. O objetivo da Bombardier para 2025 está alinhado com o objetivo da indústria da aviação executiva de atingir emissões de carbono líquidas zero até 2050.

As fontes aprovadas para a produção de combustíveis sustentáveis são matérias-primas como óleos de cozinha usados, resíduos florestais e resíduos agrícolas. Estes não podem provir de terras com elevada biodiversidade ou reservas de carbono, não podem competir com a cadeia alimentar e devem proporcionar um benefício social através do desenvolvimento desta nova atividade. A redução das emissões de GEE associadas aos combustíveis de aviação sustentáveis é alcançada ao longo do seu ciclo de vida, e não apenas no momento do consumo durante o vôo.

Considerando que a Bombardier tem operações de vôo em muitas localidades ao redor do mundo onde o SAF não é produzido nas proximidades, o sistema Book-and-Claim é o método mais eficaz para limitar o impacto negativo do transporte destes combustíveis por longas distâncias.

Com o sistema Book-and-Claim, um usuário localizado próximo a um local de produção de SAF utiliza SAF em seus vôos. As reduções de GEE associadas a este uso são reivindicadas, em troca do custo adicional do SAF, por outro usuário localizado numa localidade onde o SAF não está disponível.

Em meio à programação da feira aeronáutica Dubai Air Show 2023, entre 13 e 17 de novembro, a unidade Bombardier Defense (Defesa) anunciou a sétima entrega de aeronave Global para a empresa de Defesa e Segurança SAAB, pronta para ser transformada na solução aérea AEW&C (Airborne Early Warning and Control – controle e alerta aéreo antecipado) da SAAB (grupo sueco) denominada GlobalEye.

A nova entrega ocorreu no momento em que as duas empresas (Bombardier e SAAB) participavam da Dubai Air Show 2023, onde a Bombardier apresentou seus modelos Challenger e Global ao mercado do Oriente Médio, e a SAAB apresentou a capacidade líder do GlobalEye nos seus produtos AEW&C.

A mais recente entrega de aeronaves Global para a SAAB está destinada a ingressar na Força Aérea Sueca e será a segunda aeronave GlobalEye da SAAB para ingressar na frota militar sueca.

As 7 aeronaves entregues pela Bombardier ao programa GlobalEye destacam uma colaboração bem-sucedida e refletem a reputação próspera e de longa data da Bombardier na fabricação de aeronaves especializadas para a indústria de defesa.

“Cada vez mais países estão se preparando para o futuro, escolhendo jatos executivos modernos e mais eficientes como ativos estratégicos para sua frota militar”, disse Jean-Christophe Gallagher, vice-presidente executivo de vendas de aeronaves e Defesa da Bombardier. “Com a rápida progressão das tecnologias, há uma percepção crescente de que os jatos executivos, como as nossas aeronaves Global, podem integrar perfeitamente os equipamentos e capacidades que eram tradicionalmente transportados por aeronaves comerciais”, disse Gallagher.

Além de oferecer custos operacionais mais baixos do que as aeronaves comerciais, os jatos executivos Global possuem capacidades de decolagem e pouso permitindo-lhes voar dentro e fora de locais mais estratégicos. A agilidade concedida pela certificação de aproximação “rampada” – íngreme (steep approach) e pelo design avançado das asas da Família de aeronave Global é uma característica vantajosa para plataformas de vigilância aerotransportadas, projetadas para vigilância aérea, marítima e terrestre de longo alcance.

Como tal, o GlobalEye da SAAB incorpora alguns atributos essenciais do jato executivo Global, incluindo mais de 11 horas de autonomia operacional, aviônicos de última geração e intervalos de manutenção líderes na categoria. Combinada com amplo espaço de cabine para estações de trabalho e equipamentos de missão para condições ideais de tripulação, a aeronave Global é perfeitamente adequada para missões de conscientização situacional em grandes áreas. [EL]