Piaggio ‘retrofita’ P180 AVANTI I de produção inicial para uma nova configuração no padrão AVANTI II+ para a Força Aérea da Itália, em 06.12.23


A Piaggio Aerospace ‘retrofitou’ um P180 AVANTI I de produção inicial para uma nova configuração no padrão AVANTI II+ para a Força Aérea Italiana, divulgou no dia 01 a fabricante italiana.

Técnicos e engenheiros da Piaggio atualizaram, certificaram e entregaram o aparelho bimotor turboélice com base no que a fabricante chama de “tecnologias aeronáuticas mais recentes”.

A entrega da “aeronave líder”, que a Piaggio usará como modelo para mais 12 aviões numa série AVANTI II+, marca um marco significativo no programa de modernização da frota de longo prazo das Forças Armadas italianas. Os planos militares italianos também incluem a incorporação de 15 novos turboélices P180 AVANTI EVO (atual versão de linha de produção) transportando uma nova configuração AVANTI EVO+.

No âmbito do mesmo programa, há poucos dias o primeiro P180 EVO+ saiu do centro de excelência aeroespacial da Piaggio Aerospace em Villanova d’Albenga para as suas instalações de apoio ao cliente em Genova, onde será passará por pintura e instalação de “mobiliário” após novos testes.

Tanto as aeronaves ‘retrofitadas’ como as novas aeronaves EVO+ de linha de produção virão equipadas com aviônicas nova geração, trem de pouso com controle direcional aprimorado (enhanced steering) e sistema de freio com recurso anti-skid.

A Piaggio Aerospace entrou com um Processo Extraordinário de Recuperação Judicial no final de 2018. Em junho passado, os comissários gestores do processo receberam 18 manifestações de interesse para a compra da Piaggio Aero Industries e da Piaggio Aviation, ambas operando sob a marca Piaggio Aerospace. Os comissários pretendem identificar um novo proprietário para a empresa até ao final do ano e concederam-se prazo até 13 de maio de 2024 para conclusão da venda. [EL] – c/ fonte