Demonstrador EcoPulse voa pela primeira vez com sistema de propulsão distribuída híbrido-elétrico ativado, em 07.12.23


O EcoPulse, o demonstrador de aeronave de propulsão distribuída híbrido-elétrico, baseado na plataforma do monomotor turboélice TBM, com sistema de propulsão desenvolvido em conjunto pela Daher, Safran e Airbus (para apoiar o roteiro de descarbonização da aviação), realizou com sucesso seu primeiro teste de vôo em modo híbrido-elétrico, no dia 29 de novembro, em Tarbes, na França. O demonstrador voou com suas 6 (2 x 3) unidades de motorização/propulsão ePropellers ativadas, alimentadas por bateria e turbogerador.

O primeiro vôo do EcoPulse foi divulgado pela Daher em postagem no seu site no dia 05 (dez.).
O EcoPulse decolou do Aeroporto de Tarbes (LFBT) no dia 29 de novembro, às 10h32 CEST, para um vôo de teste que durou aproximadamente 100 minutos (01h40m). Durante o vôo, a tripulação acionou as hélices elétricas e verificou o bom funcionamento do computador de controle de vôo do demonstrador, da bateria de alta tensão, da propulsão elétrica distribuída e do turbogerador elétrico híbrido.
Baseado na plataforma do monomotor turboélice Daher TBM, o EcoPulse é equipado com 6 propulsores elétricos integrados – ou e-Propellers -, fornecidos pela Safran, distribuídos ao longo das asas no arranjo de 3 propulsores por asa (2×3). O sistema de propulsão integra duas fontes de energia: um turbogerador, ou seja, um gerador elétrico movido por uma turbina a gás (fornecido pela Safran), e uma bateria de alta densidade energética (fornecida pela Airbus). No centro desta arquitetura está uma Unidade Retificadora e de Distribuição de Energia (PDRU – Power Distribution and Rectifier Unit), responsável pela proteção da rede de alta tensão e pela distribuição da energia elétrica disponível, bem como chicotes de energia de alta tensão (ambos fornecidos pela Safran). A bateria projetada pela Airbus tem capacidade de 800 volts de corrente direta (DC) e pode fornecer até 350 quilowatts (kW) de energia.

O demonstrador também beneficia da experiência em integração aerodinâmica e acústica das fabricantes de aeronaves francesas. A Airbus também desenvolveu o Computador de Controle de Vôo (FCC – Flight Control Computer), permitindo manobras de aeronaves com uso dos ePropellers e sincronização para apoiar futuras recomendações acústicas de aeronaves.

A Daher promoveu que o primeiro vôo híbrido do EcoPulse é o culminar de vários marcos técnicos, incluindo extensos testes de solo e 10 horas de testes de vôo da aeronave com o sistema elétrico inativo.

“Confirmamos hoje que este sistema de propulsão disruptivo funciona em vôo, o que abre caminho para uma aviação mais sustentável”, disse Eric Dalbiès, vice-presidente executivo de estratégia e diretor de tecnologia da Safran. “As lições aprendidas nos próximos testes de voo alimentarão nosso roteiro tecnológico e fortalecerão nossa posição como líder em futuros sistemas propulsivos totalmente elétricos e híbridos-elétricos”, Dalbiès acrescentou.
“Este é um marco importante para a nossa indústria e estamos orgulhosos de ter alimentado o primeiro vôo do demonstrador EcoPulse com nossos novos sistemas de bateria”, disse Sabine Klauke, diretora Técnica da Airbus. Serão necessárias baterias de alta densidade energética para reduzir as emissões de carbono da aviação, seja para aeronaves leves, mobilidade aérea avançada ou grandes aeronaves híbridas-elétricas. Projetos como o EcoPulse são fundamentais para acelerar o progresso nos vôos elétricos e elétricos híbridos e são uma pedra angular do nosso objetivo de descarbonizar a indústria aeroespacial como um todo”, completou Klauke.

“A campanha de vôo fornecerá à Daher dados inestimáveis sobre a eficácia das tecnologias a bordo, incluindo propulsão distribuída, baterias de alta tensão e propulsão elétrica híbrida”, comentou Pascal Laguerre, diretor de tecnologia da Daher. “Estamos trabalhando para convergir conhecimento prático e significativo em design, certificação e operação para moldar nosso caminho em direção a aeronaves mais sustentáveis para o futuro”, adicionou Laguerre.

O demonstrador visa avaliar as vantagens operacionais da integração da propulsão distribuída híbrida-elétrica, com ênfase específica nas emissões de CO2 e na redução do nível de ruído. Esta arquitetura de propulsão disruptiva permite que uma única fonte elétrica independente alimente vários motores elétricos distribuídos por toda a aeronave.

Apresentado na feira Paris Air Show 2019, o EcoPulse é um dos principais projetos colaborativos da Europa na área de descarbonização da aviação. É apoiado pelo CORAC (Conselho Francês de Investigação da Aviação Civil) e co-financiado pela DGAC (Autoridade Francesa da Aviação Civil) através da France Relance (o plano de recuperação da economia do governo francês) e do programa NextGeneration, da Unioão Européia.

Em março, a Daher confirmou que até 2027 planeja oferecer versões híbridas-elétricas de sua família de aeronaves TBM.

O portfólio de aviação sustentável da Airbus inclui a aeronave CityAirbus NextGen eVTOL e planos para aviões movidos a hidrogênio por meio de seu programa ZeroE.

A Daher, a Airbus e a Safran apresentaram o demonstrador EcoPulse no evento Green Aero Days que sediado em Pau, na França, nos dias 06 e 07. [EL]