Honeywell lança projeto DARWIN Single-pilot baseado em inteligência artificial, em 08.12.23


Conforme divulgação no final de novembro, a Honeywell está liderando pesquisas sobre a aplicação de inteligência artificial (IA) para apoiar operações Single Pilot no âmbito do projeto SESAR 3 Joint Undertaking, da União Europeia. O objetivo é “desenvolver assistentes digitais alimentados por IA e uma estrutura de colaboração humana – IA para apoiar operações tanto com tripulação mínima e como tripulante simples, garantindo o mesmo (ou superior) nível de segurança e a mesma (ou menor) carga de trabalho que operações com uma tripulação completa”, de acordo com a Honeywell.

O projeto Assistentes Digitais para Reduzir a Carga de Trabalho e Aumentar a Colaboração (DARWIN – Digital Assistants for Reducing Workload and Increasing collaboration) inclui os parceiros Pipistrel, o instituto de pesquisa DLR, da Alemanha, Eurocontrol, EASA e a Slovenia Control. A pesquisa será realizada no centro de desenvolvimento da Honeywell em Brno, na República Tcheca.

O projeto DARWIN usará a equipe humana de IA para enfrentar os principais desafios das operações Single Pilot em aeronaves da categoria de transporte aéreo, incluindo “a necessidade de manter a carga de trabalho da cabine suficientemente baixa para permitir que uma pessoa resolva até mesmo as situações mais exigentes; a necessidade de substituição do segundo par de olhos para verificação cruzada das ações do piloto em comando; e a necessidade de detectar e mitigar a incapacitação do piloto”, promove a Honeywell.

“Este projeto estabelece uma base sólida para o futuro da IA e da colaboração entre IA e indivíduos na aviônica da Honeywell”, disse Andrew Barker, vice-presidente de aviônica integrada da Honeywell Aerospace. “Devemos concentrar os nossos esforços nestas áreas para garantir que sejam estabelecidas bases adequadas para o futuro das operações com tripulação mínima”, completou Barker. [EL] – c/ fonte