Em novembro, atividade da aviação executiva global estável na comparação anualizada mas com redução na comparação mensalizada, pelos dados da Argus, em 11.12.23


Em novembro, a atividade global de vôos da aviação executiva permaneceu ficou estável na comparação anualizada, mas teve uma redução na comparação mensalizada,  de acordo com o último relatório mensal TraqPak da analista de dados da indústria Argus International.

Na comparação ano x ano, com novembro de 2022, o mês passado teve um aumento de 0,4%, mas a atividade diminuiu 6,7%  na base mês a mês, sobre outubro passado.

O mercado norte-americano dominante viu uma diminuição anualizada na atividade de 0,3%. Embora o vôo do segmento de operação compartilhada tenha registrado um aumento de mais de 16% em relação ao ano anterior, a atividade do transporte público não-regular/por demanda (pelo regulamento PART-135) caiu 8,7%, com apenas os jatos de cabine larga da categoria de transporte obtendo ganho a partir de novembro de 2022. A atividade geral no segmento do transporte privado (PART-91) aumentou 1,5% em relação ao ano anterior.

“Onde vemos declínios na atividade do [transporte] PART-135, vemos força na atividade compartilhada, e novembro viu os primeiros resultados positivos para a atividade do [transporte] PART-91 desde janeiro, o que é um sinal bem-vindo”, disse Travis Kuhn, vice-presidente sênior de software da Argus. “Esperávamos que a atividade se tornasse oficialmente positiva nos últimos meses, mas a variação de -0,3% em novembro está em linha com a situação da indústria”, completou Kuhn.

Para dezembro, os analistas da TraqPak prevêem uma melhoria de 0,5% na atividade aérea norte-americana. “Mantemos a nossa expectativa de um aumento na atividade de dezembro no ano versus ano, mas, com a forma como a indústria tem funcionado, também podemos acabar com uma queda de 1%”, disse Kuhn. “De qualquer forma, espero que o mercado fique em torno de 285 mil a 290 mil vôos para o mês de dezembro”, disse Kuhn.

Embora o relatório da Argus observe que a atividade européia aparentemente retornou aos seus padrões normais, a utilização geral diminuiu em relação a novembro de 2022 em mais de 8%, à medida que o continente entra no período de viagens mais lento do ano. Seguindo essa tendência típica, uma queda semelhante na comparação anualizada está prevista para dezembro.

Para as restantes regiões, incluindo África, Ásia, Austrália e América do Sul, a atividade de novembro foi forte, com um aumento global de 16%, e todos os segmentos, exceto os jatos de cabine larga, registraram uma melhoria em relação ao ano anterior. [EL] – c/ fonte