Pratt & Whitney Canada comemora entrada em serviço do Dassault Falcon 6X, equipado com turbofan PW-812D, em 14.12.23


No dia 07 passado, a Pratt & Whitney Canada divulgou com nota que se juntava à Dassault Aviation para comemorar a entrada em serviço do novo jato executivo Falcon 6X, equipado com dois motores turbofan Pratt & Whitney Canada PW-812D, como um importante marco para as duas fabricantes.

“Aplaudimos a equipe da Dassault Aviation pela entrada bem-sucedida em serviço da primeira aeronave Falcon 6X”, disse Maria Della Posta, presidente da Pratt & Whitney Canada. “A Pratt & Whitney Canada tem um relacionamento de longa data com a Dassault, equipando os modelos Falcon 2000LXS, 7X e 8X. Juntos, desenvolvemos nosso relacionamento para melhor atender aos interesses de nossos clientes comuns e esperamos um futuro muito promissor para este notável jato”, completou Della Posta.

A série PW-800 é o turbofan mais moderno, eficiente, silencioso e ambientalmente responsável da sua classe. Cada elemento do motor PW800 e seus serviços foram concebidos tendo em mente a responsabilidade ambiental. A Família de motores oferece melhorias de dois dígitos no consumo de combustível, emissões e ruído em comparação com a geração atual de motores. Também pode voar com uma mistura de 50% de combustível de aviação (QAv/JET-A) e combustível alternativo sustentável (SAF), com testes de combustível 100% SAF sendo realizados para futuros vôos em serviço. O motor PW-800 proporciona uma experiência impecável e uma satisfação inigualável ao cliente, exigindo 40% menos manutenção programada e 20% menos inspeções do que outros motores da sua classe. Os clientes podem beneficiar de um serviço premium personalizado exclusivo para todas as suas necessidades de manutenção e suporte, a qualquer hora do dia, em qualquer lugar do mundo.

De acordo com a fabricante canadense Pratt & Whitney, o motor PW-812D provou seu valor em todas as fases de um exigente programa de desenvolvimento e testes de vôo. Recebeu críticas positivas tanto dos pilotos quanto dos técnicos de manutenção da Dassault Aviation. Sua economia de combustível permite o Falcon 6X voar missões de até 5.500 MN (10.200 km). O PW-812D voou rotineiramente em SAF durante a campanha de testes.

Os motores Pratt & Whitney Canada alcançaram mais de um bilhão de horas de vôo em toda a frota desde a introdução do PT6 em 1963. A família de motores PW-800 contribuiu com mais de 330.000 horas para o total da frota. Isso ressalta a confiança depositada na série de motores PW pelos operadores de aeronaves em todo o mundo. [EL]