E1000GX da Epic obtém certificação no Brasil, pouco antes do início das entregas para a operadora de aeronaves por compartilhamento Avantto, e é aprovado pela FAA para vôo em condição de formação de gelo conhecida (FIKI), em 16.12.23


No dia 12, a fabricante americana (do Oregon) Epic Aircraft anunciou que o seu monomotor turboélice de alto desempenho E1000GX recebeu a aprovação Tipo da agência de aviação civil  brasileira ANAC.

Segundo comunicado da Epic, a certificação Tipo exemplifica o sucesso contínuo do “premiado” E1000 GX, com homologação originalmente da FAA em 2021.

“Nos últimos quatro meses, a Epic Aircraft trabalhou em estreita colaboração com os reguladores brasileiros para obter a certificação ANAC do E1000 GX. Esta é uma grande conquista em tão pouco tempo”, disse Doug King, CEO da Epic Aircraft, LLC.

A Epic Aircraft anunciou, em agosto passado, durante programação da feira de aviação executiva LABACE, em SP, que firmara uma parceria de longo prazo com a Avantto, uma das maiores operadoras do mercado de aviação privada da América Latina e empresa líder em propriedade compartilhada de jatos e helicópteros. Na “parceria”, a Avantto fez um pedido de 34 aviões E1000 GX para o seu programa de aeronave compartilhada, com entregas distribuídas em 5 anos. Os dois primeiros E1000 GX estão programados para serem entregue até o final do mês.

“Queremos agradecer à FAA e à ANAC por todo o seu trabalho árduo”, acrescentou King. “Estamos entusiasmados em lançar nossas vendas no Brasil e nos juntarmos à Avantto no fornecimento de soluções de aviação de alto nível para o mercado latino-americano. Estamos entusiasmados em lançar nossas vendas no Brasil e nos juntarmos à Avantto no fornecimento de soluções de aviação de alto nível para o mercado latino-americano”, disse King.

Folder E1000GX:
https://epicaircraft.com/specifications/

No dia 05 deste mês, a Epic anunciou que o E1000GX foi aprovado pela FAA para operação de vôo em condição de formação de gelo conhecido (FIKI – Flight Into Known Icing), após a conclusão de um programa de testes que utilizou três aeronaves e acumulou mais de 450 horas de vôo, além de 280 horas em túnel de vento em condição de gelo.

A proteção contra congelamento da aeronave inclui um detector óptico de gelo, boots (placas) de degelo (deicing boots) nas asas e bordos de ataque do estabilizador horizontal e entrada do motor; e um parabrisa com aquecimento de ar por sangria de motor. O sistema também possui recurso de aquecimento eletricamente de hélice, sondas de dados atmosféricos e sensores AoA (de ângulo de ataque).

“Este processo de certificação é um dos mais desafiadores”, disse Doug King. “Começamos os testes há vários anos, voando o E1000GX em todas as condições de gelo natural especificadas pela FAA. Esta certificação da FAA estabelece que o E1000GX pode suportar condições conhecidas de formação de gelo em um ambiente operacional do mundo real, com alterações mínimas exigidas do avião”, acrescentou King.

O primeiro vôo de teste começou com uso de fôrmas de gelo artificial impressas em 3D na fábrica da Epic em Bend. Desde então, foram registradas mais de 450 horas de vôo em três aeronaves de teste, muitas conduzidas em condições naturais de gelo em vários pontos do EUA. A Epic também realizou testes extensivos com o E1000GX em operação normal e condições de falha do sistema de proteção contra gelo em túnel de vento em condição de gelo e com uso de fôrmas de gelo artificial para simular o acúmulo de gelo preso aos aerofólios da aeronave. Mais de 18 configurações diferentes de formação de gelo em dois túneis de vento com formação de gelo diferentes foram executadas, para um total de 280 horas de teste em túnel de vento com formação de gelo.

“Começando com a entrega da nossa primeira aeronave em 2024, o E1000GX incorporará as alterações mínimas exigidas para o FIKI. Aviões certificados entregues anteriormente, incluindo o E1000, exigirão modificações e serão adaptados em nosso centro de serviços de fábrica em Bend, Oregon”, disse King. “Nosso objetivo é concluir a frota existente o mais tardar no início de 2025”, disse King. [EL]