Reliable Robotics voa Cessna Caravan com “piloto remoto” em solo – em operação “autônoma”, em 17.12.23
A Reliable Robotics voou, pela primeira vez, avião de menor porte – monomotor turboélice Cessna Caravan, pilotado remotamente, sem presença humana a bordo, um feito que a empresa definiu como “marco significativo para a aviação autônoma”. Anunciado pela Reliable Robotics no dia 06 de dezembro, o teste de vôo não-tripulado (a bordo) ocorreu no Aeroporto Municipal de Hollister, na Califórnia, na manhã de 21 de novembro.
O Cessna C208B Caravan modificado da Reliable Robotics executou com segurança o vôo de teste de 12 minutos – incluindo táxi, decolagem e pouso – sem qualquer intervenção humana em bordo, com a aeronave sendo monitorada por um “piloto remoto” a posto numa estação de controle a cerca de 50 SM (80 km – 43 MN) do aeroporto em Mountain View. Uma câmera de 360° dentro da cabine gravou um vídeo do vôo, que a Reliable Robotics divulgou no seu canal na plataforma YouTube (YTb).
Canal Reliable Robotics no YTb:
https://www.youtube.com/@ReliableRobotics
Vídeos vôo autônomo Cessna C208B Caravan:
https://www.youtube.com/watch?v=7JA9XGP6K_o
https://www.youtube.com/watch?v=0W5JHIHq40Q
https://www.youtube.com/watch?v=y2UNHvQj5rc
O CEO da Reliable Robotics Robert Rose disse para a mídia AIN que a FAA concedeu à desenvolvedora um Certificado Especial de Aeronavegabilidade que permite voar o sistema aéreo experimental não tripulado (UAS – Uncrewed Aerial System) para fins de pesquisa e desenvolvimento, com algumas limitações.
A Reliable Robotics foi obrigada a apresentar um Aviso para Missão Aérea (NOTAM) e voar dentro de um limite especificado que estivesse dentro da linha de campo de alcance visual (VLOS – Visual Line of Sight) dos observadores em solo.
A Reliable Robotics está desenvolvendo seu sistema de controle de vôo autônomo com o objetivo final de permitir vôos de transporte de carga não-tripulados. A primeira iteração desta tecnologia que a empresa planeia comercializar será um sistema avançado de piloto-automático para operações de piloto único (single pilot) em aeronaves tripuladas, que se destina a complementar, em vez de substituir, os pilotos a bordo. [EL] – c/ fonte