Cirrus bate marca de entrega de 500 jatos monomotor SF50 Vision Jet e instala segundo simulador Level-D do modelo no seu centro de treinamento no Tennessee/EUA, em 19.12.23


Em notícia do dia 28 de novembro, a Cirrus Aircraft anunciou que instalou um segundo simulador de vôo completo (Level D) do jato monomotor SF50 Vision Jet no seu Centro Vision (Vision Center) em Knoxville, no Estado do Tennessee. O simulador foi produzido pela fabricante de simuladores CAE, do Canadá.
O simulador Vision Jet Level D, certificado pela FAA, destina-se ao uso no programa de treinamento de vôo da Cirrus, bem como para “servir aos planos de expansão da empresa”. As atividades de treinamento no Centro Vision incluem qualificação Tipo inicial e treinamento recorrente para operadores de aeronaves novas e usadas. Embora também forneça treinamento para a série do monomotor a pistão “SR”, o centro de Knoxville é a única instalação que oferece habilitação Tipo para o SF50.
“A Cirrus Aircraft se dedica a fornecer treinamento de vôo de classe mundial e estamos investindo continuamente no campus Vision Center para expandir nossa capacidade e oferecer recursos de treinamento ultramodernos”, disse o presidente de experiência do cliente da Cirrus Aircraft, Todd Simmons.

O Knoxville Vision Center é um centro de serviços da fábrica Cirrus desde 2016, oferece atualmente um centro de experiência, centro de entrega, centro de treinamento de vôo, centro de serviços de fábrica e centro de vôo com complexo de hangar. A Cirrus observou que planeja expandir ainda mais o campus de Knoxville no próximo ano.

O Vision Center é complementado por três instalações Cirrus Flight Training em Scottsdale, no Arizona, em McKinney, no Texas, e em Orlando, na Flórida, e mais de 100 parceiras do Cirrus Training Center em todo o mundo.

A série “SR” é responsável por 32% das entregas de aeronaves monomotores a pistão em todo o mundo e mais de 77% das entregas do mercado de monomotores a pistão de alto desempenho.

Através do premiado programa de treinamento de vôo da empresa, chamado Cirrus Approac, todo o treinamento do Vision Jet e da série “SR” é acompanhado por um CSIP – Cirrus Standardized Instructor Pilot (piloto-instrutor padronizado Cirrus) dedicado, de treinamento de aeronave individual e um catálogo diversificado de cursos em vídeo de instrução.

No dia 16 de outubro, durante agenda da feira de aviação executiva americana NBAA (em Las Vegas), a Cirrus Aircraft anunciou que celebrava a entrega de seu 500º jato SF50 Vision Jet.

“Com a entrega do 500º Vision Jet, a Cirrus Aircraft celebra o sucesso de mercado de uma aeronave que define a categoria”, disse na ocasião o CEO da Cirrus Aircraft, Zean Nielsen. “O Vision Jet é o único jato que apresenta inovações avançadas como o Cirrus Airframe Parachute System (CAPS), o Safe Return Autoland, conexão Wi-Fi e conectividade Cirrus IQ e radar meteorológico Auto Radar, juntamente com um conjunto de outros recursos de segurança, conforto e conveniência”, completou Nielsen.

A Cirrus reportou que a frota atual do SF50 é composta por mais de 500 aeronaves envolvendo 1.055 pessoas com habilitação Tipo no modelo.

Para comemorar o marco – tal como a entrega da 9.000ª aeronave da série monomotor a pistão SR, em abril – a Cirrus produzirá uma versão de edição limitada do jato monomotor com a marca 500th Limited Edition (edição limitada 500°) e cinco opções de pintura  da especialista Xi Design Studio.

Lançado em 2016, o Vision Jet recebeu inúmeras atualizações ao longo dos anos, incluindo a introdução dos modelos de segunda geração SF50 G2 em 2019 e do SF50 G2+ em 2021. A versão “G2” viu a adição da certificação RVSM, acelerador automático (autothrottle) e um aumento de 200 lb. (91 kg) de carga-paga. A “G2+” recebeu um ganho de 25% no desempenho de decolagem e recurso de conexão Wi-Fi. Entre outros recursos adicionados estavam o sistema de emergência de “pouso automático” baseado na plataforma Auto Land, da Garmin (vencedor do prêmio Collier em 2020), seguido pelos recursos Cirrus IQ e Garmin Auto Radar no ano passado.

Vencedor do Troféu Robert J. Collier 2017, o jato monomotor Vision Jet apresenta sistemas de segurança como o paraquedas balístico CAPS (Cirrus Airframe Parachute System) e de pouso automático de emergência Safe Return (baseado na plataforma Auto Land, da Garmin).

A versão mais recente do jato Williams FJ33-5A, o G2+, oferece velocidade máxima de cruzeiro de 311 KT, alcance de 1.275 MN e carga-paga de 1.350 lb. (613 kg). Equipado com motor Williams J33-5A, conta com suíte aviônica Cirrus Perspective Touch+, baseada na plataforma Garmin G300. O SF50 tem capacidade para acomodar até 7 passageiros e atingir altitude máxima de operação de 31.000 pés (FL310). [EL]

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