Em dezembro, no acumulado do ano, aumento de estoque de aeronaves executivas usadas, com redução de transações, resultando redução de preços, nos dados de pesquisa da provedora de dados Amstat, em 27.12.23
O estoque de aeronaves executivas disponíveis continua aumentando, de acordo com as informações mais recentes da provedora de dados do setor Amstat.
Em um “retrato” da atividade de negócios de dezembro, o gerente geral da Amstat Andrew Young disse para a mídia de aviação AIN que o estoque superou 2.400 aviões a jato e turboélice usados no mercado, 32% a mais do que há um ano. Esse nível, no entanto, ainda está 19% abaixo do número médio mensal das listagens de estoque históricas de 10 anos.
As transações de aeronaves usadas nos primeiros três trimestres de 2023 (9M23) caíram 19% na base de comparação ano x ano, apontou a Amstat.
Os jatos executivos mostraram estoques disponíveis de 7% da frota ativa em geral, de acordo com a Amstat.
No segmento de jatos cabine larga, isso representa um aumento de 43% em relação ao ano de 2022 e se aproxima da média de 10 anos de 8% para o mês. Essa maior disponibilidade, juntamente com uma quantidade reduzida de transações, levou a uma queda de 9% no valor médio do segmento.
Para a categoria de jatos supermédia, o estoque aumentou 63% em relação ao mesmo período de 2022, enquanto as transações (de usados) diminuíram 31%. Essa combinação resultou em uma queda de 9% nos valores médios no acumulado do ano.
O número de jatos médios no mercado aumentou 41% em comparação com o ano passado, mas ainda foi 24% abaixo do nível médio mensal de 10 anos.
O segmento de jatos leves teve um aumento de 24% nas aeronaves disponíveis em comparação com o ano anterior, enquanto seus valores médios registraram uma redução de 3% sobre 2022 e de 8% desde abril.
Para a frota de turboélices executivos, 4% das aeronaves ativas estão no mercado, uma redução de 23% em termos anuais, enquanto as transações diminuíram 20% durante os primeiros três trimestres do ano (9M23). Desde setembro, os valores médios de turboélice caíram 5%.
“Quedas modestas nos valores médios de segunda mão em todos os segmentos do mercado de aeronaves executivas refletem maior disponibilidade, embora abaixo das médias históricas na maioria dos mercados, e menor atividade de transações ano após ano, embora em níveis que muitas vezes não estão substancialmente abaixo das médias históricas”, disse o gerente geral da Amstat Andrew Young. “Os dois destaques dessas tendências são os supermédios com estoques de usados agora 10% de sua média mensal histórica, e os jatos leves com transações acumuladas no ano excedendo sua média de 10 anos em 5%”, Andrew completou. [EL]