“Corrida contra o tempo”: ainda sem emissão da certificação da FAA, Gulfstream com prazo se esgotando para iniciar entrega do G700 ainda neste ano, conforme meta – mas com chance ‘zero’ para entrega planejada de 19 jatos do modelo até o final do ano, diz analista Rollie Vincent, em 28.12.23


À medida que o “relógio avança” para marcar o final de 2023, faltando cinco dias corridos (incluindo dia 27) e sem a certificação da FAA ainda em mãos, a probabilidade da Gulfstream Aerospace atingir as 19 entregas previstas de G700 até o final do ano é “zero”, afirmou analista do setor de aviação executiva Rollie Vincent para a mídia de aviação AIN.

De outro lado, enquanto isso, um porta-voz da Gulfstream falou para a AIN que a Gulfstream “continua trabalhando para obter a certificação (Tipo) do G700 até o final do ano”.

“Acho que o máximo que poderíamos esperar neste momento é a certificação da FAA e uma ou duas entregas iniciais antes do final do ano”, observou Vincent. “Meu entendimento é que a FAA ainda está realizando alguns vôos da aeronave [este mês], então as coisas terão que acontecer rapidamente e de forma altamente coordenada para que esse objetivo seja alcançado. “Isso é possível: a equipe da Gulfstream é altamente experiente e focada, portanto, com um pouco de sorte, esta seria uma ótima maneira de encerrar um ano agitado para a empresa”, pontuou Vicent.

Em outubro passado, a controladora General Dynamics rebaixou sua estimativa de 145 entregas da Gulfstream para entre 133 e 135 aeronaves para 2023, uma redução de 10 (6,9%) a 12 (8,3%) aeronaves. De acordo com a General Dynamics, isso contabiliza 40 a 45 jatos – incluindo 19 G700 – no quarto trimestre. Sem quaisquer entregas do G700, isso cairia para 114 a 116 aeronaves, uma redução à meta (133 a 135 aeronaves) de 19 aeronaves, da ordem de 14%.

e poderia reduzir as receitas do quarto trimestre em cerca de US$ 1,425 bilhões, embora isso se baseie no preço de tabela (de venda) de US$ 75 milhões do jato.

Vincent estima que a Gulfstream mantém em estoque cerca de 24 jatos G700 equipados (prontos) ou quase equipados (quase prontos), avaliado em aproximadamente US$ 1,8 bi a preços de tabela. [EL] – c/ fonte