Presidente e CEO da NBAA Ed Bolen afirma que a indústria se concentra no Projeto de Lei da FAA e SMS em 2024 e que, embora enfrente desafios, a aviação executiva americana está preparada para um ano forte, em 30.12.23


A aviação executiva americana está preparada para um ano forte em 2024, mas ainda deve enfrentar questões urgentes, como sistemas de gerenciamento de segurança (SMS – Safety Management System), possíveis mudanças no regulamento PART-380 (do transporte aéreo fretado de passageiros em serviços entre Estados ou por operador estrangeiro) e a necessidade de espalhar a mensagem sobre a campanha Climbing Fast (pró-sustentabilidade), de acordo com o presidente e CEO da NBAA, Ed Bolen.

Para a mídia AIN, Bolen disse que a chave entre essas questões é a necessidade de um Projeto de Lei com a renovação de autorização (a reautorização) da FAA de longo prazo.

A FAA está operando sob uma prorrogação de curto prazo até 08 de março, já que um Projeto de Lei de cinco anos estagnou devido à exigência de 1.500 horas para Piloto de Linha Aérea e à idade de aposentadoria compulsória de 65 anos. “A primeira coisa é elaborar um Projeto de Lei de reautorização”, enfatizou Bolen. “Acho que isso é fundamental”.

Quanto à política, a indústria está aguardando uma regra final de SMS que parece estar a caminho de ser lançada em meados de 2024.

A regulamentação proposta exigiria SMS para operadores do transporte PART-135 (de serviço público de transporte aéreo por fretamento – por demanda), “passeios” aéreos (vôos panorâmicos) e fabricantes. “O SMS é uma ótima ferramenta. Mas tem que ser dimensionado de forma adequada”, disse Bolen.

Outra grande preocupação é a possível ação sobre os regulamentos de segurança que regem os operadores que voam sob a autoridade econômica DoT pelo regulamento PART-380 para fretamentos públicos internacionais. “O PART-380 existe há décadas e, embora a indústria tenha crescido significativamente, não ocorreram acidentes e incidentes. Com o PART-380 não vimos dados que sugiram que isso precise ser alterado”, disse Bolen.

Permanecer na vanguarda é a sustentabilidade e a necessidade de educar o público sobre o compromisso da aviação executiva, promoveu Bolen. [EL] – c/ fonte