Tráfego da aviação executiva global termina 2023 com ‘nota’ suave, nos dados e avaliação de atividade de dezembro da Argus, em 05.01.24


As viagens em aeronaves executivas globalmente fecharam o ano de 2023 diminuindo em dezembro 2,7% em relação ao ano de 2022, de acordo com o último relatório da Argus International.

Dados do TraqPak – Relatório Analítico de Atividade Global de Aeronaves, da Argus, de dezembro,  mostram que a atividade no mercado norte-americano em dezembro diminuiu 3% na base comparativa ano a ano (YoY), com tráfego mais fraco do que o esperado entre o Natal e o Ano Novo. Já o mercado europeu, entretanto, teve uma maior redução de 8,8% no mês passado.

“A atividade para dezembro ficou aquém das expectativas mais uma vez, graças em parte a uma oscilação de 4% na atividade esperada na semana entre o Natal e o Ano Novo”, observou Travis Kuhn, vice-presidente sênior de software da Argus International. “No geral, pareceu encerrar um ano relativamente calmo de atividade. Terminamos 2023 com um mercado de compartilhamento muito forte, um mercado PART-91 [transporte privado] relativamente estável e um declínio geral no mercado PART-135 [transporte por fretamento]”, Kuhn avaliou.

Quanto a 2024, Kuhn acrescentou: “Estaremos observando esses mercados de perto … junto com aeronaves menores [jatos leves] e turboélices, que tiveram um ano de declínios consistentes”.

A Argus prevê uma redução de 0,5% na comparação anual na atividade de vôo na América do Norte. e uma queda de 7,1% na Europa neste mês.

Para dezembro, na América do Norte, a Argus previa um ligeiro aumento na atividade, mas os operadores de compartilhamento terminaram o mês com o único ganho, um aumento de 11,8% em relação na comparação anual. As operações do segmento PART-135 caíram 10% enquanto Aparelho ortodôntico segmento PART-91 caiu 1,3%.

Por categoria, a atividade dos jatos de cabine larga permaneceu relativamente estável em dezembro, marcando um ganho de 0,9% no comparativo anual. No entanto, todas as outras classes de aeronaves tiveram queda de atividade – turboélices de -7,2%, jatos leves de -2,7% e jatos de médio porte de -1,2%.

Na Europa, um declínio de 17,1% na comparação anual na atividade de turboélice ajudou para a redução no geral. E, inversamente à América do Norte, os vôos em jatos de cabine larga tiveram uma redução de 9,8%. A atividade dos jatos de médio porte caiu 3,3% enquanto a dos jatos leves caiu 3,8%.

No restante do mundo, a atividade de aeronaves executivas em dezembro aumentou 4% na base de comparação anual, liderada por um ganho de 16,6% na atividade de jatos leves. Os vôos de turboélices aumentaram 11,9% e o os de jatos de médio porte aumentaram 5,6%. A única categoria de aeronave que caiu nas regiões fora do EUA e da Europa foi a de jatos de cabine larga, com redução de 10,9%. [EL] – c/ fonte