Bombardier ganha contrato para Global 6500 para plataforma ISR do Exército do EUA, em 07.01.24


A Bombardier Defense (unidade de negócios de Defesa da Bombardier) ganhou um contrato de preço fixo para fornecer um jato Global 6500 ao Exército do EUA (US Army), com opções para mais dois jatos. O primeiro Global 6500 será entregue em outubro de 2024.
A contratação, de 12 de dezembro, veio do Comando de Contratação do Exército dos EUA-Arsenal de Redstone e em coordenação com o Escritório do Projeto de Asa Fixa do Exército.

O Exército usará o Global 6500 como protótipo para o projeto do Sistema de Detecção e Exploração de Alta Precisão (HADES – High Accuracy Detection and Exploitation System), que “fornecerá capacidades avançadas de detecção profunda para uso em operações multidomínios contra adversários pares e próximos”, de acordo com o Exército americano.

“O HADES trará ao Exército maior alcance, velocidade, resistência e profundidade aérea [ISR – intelligence, surveillance, and reconnaissance – inteligência, vigilância e reconhecimento ]”, disse Joe S. Minor, gerente de projeto de aeronaves de asa fixa do Exército. “O HADES operará em altitudes mais elevadas do que as plataformas turboélice antigas. Altitudes mais altas equivalem à capacidade de detectar áreas de interesse mais distante e com mais persistência. A detecção profunda é o imperativo operacional número um do Exército para o Exército de 2030”, completou S. Minor.

Em 2020, o Exército começou a comprar plataforma ISR aérea em formato de demonstrador de tecnologia “como serviço” de empresas de defesa que utilizam demonstradores de tecnologia aérea. Os programas Athena-R (radar) e Athena-S (detecção passiva) do Exército – que também usam o Global 6500 como plataformas – fazem parte de uma concessão anterior à MAG Aerospace e L3Harris Technologies e apoiam o desenvolvimento do HADES. [EL] – c/ fonte

 

Global 6500 Defense:
https://defense.bombardier.com/en/aircraft/global-6500#bba-pdp-section-1