WingX posta números da atividade da aviação executiva globalmente recente, de redução nas últimas quatro semanas, em 23.01.24


O tráfego da aviação executiva tem apresentado tendência de queda nas últimas quatro semanas, com queda de 4% globalmente, de acordo com a provedora de dados WingX.

Na segunda semana de janeiro, o tráfego caiu 7% na base de comparação ano x ano (YoY), com as operações sendo afetadas por tempestades de inverno e o fim de feriados e recessos. Em particular, os vôos dos segmentos PART-135 (serviço aéreo público por fretamento) e PART-91K (serviço com aeronaves compartilhadas) diminuíram, informou a WingX, enquanto as cias. aéreas aumentaram 6% no comparativo anual.

Na segunda semana na América do Norte, o tráfego caiu 8,5% em relação ao ano anterior, mas isso variou por região, com o México aumentando 4,7% e o EUA caindo 9,3%. Mesmo assim, o aeroporto de aviação executiva mais movimentado do EUA, “Teterboro” (KTEB), em Nova Jersey, manteve-se no mesmo nível do ano passado.

Na Europa, o tráfego caiu 6% ano após ano e apresentou tendência de queda de 2% nas últimas quatro semanas. Os jatos leves continuaram sendo o segmento mais movimentado da semana, superando 1.600 vôos na região. Mais de 500 jatos exclusivos de alcance ultralongo estiveram ativos durante a segunda semana. As tendências do tráfego variaram por região, tendo diminuído 15% na segunda semana em França, mas aumentado 6% na Suíça, que acolheu o Fórum Econômico Mundial de Davos.

O tráfego da aviação executiva continua melhorando na Ásia e no Médio Oriente, aumentando 2% em termos anuais na segunda semana, e 10% especificamente no Oriente Médio, segundo a WingX. [EL] – c/ fonte