Problema de sensor temperatura e umidade relativa do ar para provimento de informações de navegação aérea (operação IFR), em CMA, atrasa vôos em Macapá/AP – e parlamentar afetado critica concessionária e divulga que representará à ANAC e à AGU para o cancelamento da concessão, em 24.01.24


No dia 15, o senador da República pelo Amapá Randolfe Rodrigues protestou na sua conta de mídia social “X” (ex-Twitter) contra a concessionária do aeroporto de Macapá “Alberto Alcolumbre” (SBMQ) – NOA – Norte da Amazônia Airports -, após problema no atraso de seu vôo em cia. aérea regular para Brasília, pela madrugada do dia 15, onde no mesmo dia tinha agenda na cerimônia com o presidente da República na sanção do projeto da Cota de Tela.
https://twitter.com/randolfeap/status/1746857513029452236

No post, o senador Randolfe Rodrigues divulga que representaria à ANAC e também à AGU para o cancelamento da concessão da NOA em Belém (SBBE) e em Macapá (SBMQ), por ausência de prestação de serviço [necessário para o atendimento dos viajantes que chegam ou que deixam o Estado]. Assim, o senador requer a restituição da gestão para a INFRAERO, estatal aeroportuária vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos.

De acordo com o parlamentar, ele somando centenas de passageiros de vôos das cias. Azul e LATAM sofreram desde a madrugada – com vôo da Azul tendo sido cancelado e vôo da LATAM tendo sido retido após pouso no aeroporto, com a suspensão de vôos (decolagem) por condições operacionais. Segundo o senador, a concessionária teria “abandonado” o aeroporto de Macapá, deixando o terminal sem condições de operar todos os vôos previstos. O senador denunciou que o aparelho estaria nesta situação há pelo menos duas semanas.

No presente, não há NOTAM publicado para informação de restrição operacional no aeroporto “Alberto Alcolumbre” (SBMQ).

A NOA – Norte da Amazônia Airports divulgou que os problemas que impediram a operação do aeroporto de Macapá se deveram aos serviços de apoio à navegação aérea, sob responsabilidade do governo federal. Mais especificamente, conforme nota da NOA, por problema técnico em um sensor de temperatura e umidade relativa do ar, um equipamento de CMA – Centro Meteorológico de Aeródromo.

Íntegra da nota da NOA:

“A Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária do Aeroporto Internacional de Macapá, informa que a responsabilidade pela gestão e operação dos serviços de apoio à navegação aérea em área de tráfego dos aeroportos da NOA é do Poder Público Federal, conforme item 2.2 do Contrato de Concessão. A empresa reforça que não possui qualquer responsabilidade em relação à gestão e manutenção de equipamentos referentes à prestação dos Serviços de Informação Aeronáutica, Gerenciamento de Tráfego Aéreo, Meteorologia, entre outros.

A NOA esclarece, ainda, que a atual impossibilidade de realização de pousos e decolagens por instrumentos no aeroporto de Macapá ocorre em decorrência de um problema no Sensor de Temperatura e Umidade Relativa do Ar, equipamento extremamente importante para operações em condições climáticas adversas. Nesse momento, o aeroporto está operando pousos e decolagens por condições visuais.

A NOA lamenta eventuais transtornos causados por esse problema e informa que já notificou a empresa responsável pela gestão do equipamento e aguarda a resolução da situação, que deve acontecer, de acordo com informações da companhia sob gestão do Poder Público Federal, nos próximos dias”.

O aeroporto “Alberto Alcolumbre” (SBMQ) – aprovado para vôos VFR diurno/noturno e VFR diurno/noturno – opera misto quanto a serviços ATS, com [i] serviço de controle de tráfego aéreo de aeródromo em parte do dia, com expediente de 09:00-20:59Z (06:00017:59LT), a cargo da NAV Brasil, e [ii] serviço de informação de tráfego de aeródromo, com expediente 21:00-08:59Z (18:00-06:59LT) – com AFIS prestado pelo APP Macapá -, diariamente.

Decolagem em regra IFR contam com procedimentos OMNI e por navegação por satélite para as duas cabeceiras.

Boletins METAR entre dias 14 e 15, pela noite e madrugada, mostram que no horário local de 02:00 (dia 15) o aeroporto tinha condição VMC, com visibilidade de 10 km ou superior e céu com nuvens esparsas com base de 1.600 pés. Os boletins de 03:00LT até 05:00LT mostram condição IMC por Teto – de céu nublado com base a 800 pés -, com visibilidade de 10 km ou superior mantida, sem alteração. Boletim de 06:00LT reportou Teto (de céu nublado) de 1.600 pés (quase no limite para condição IMC), com uma camada inferior de nuvens esparsas com base a 800 pés, com visibilidade “ilimitada”. Boletim de 07:00LT reporta nova condição do céu com poucas nuvens com base de 1.700 pés e poucas nuvens com TCU com base a 4.000 pés.

METAR SBMQ 141900Z 07006KT 9999 FEW025 FEW040TCU SCT100 ///// Q1011=
METAR SBMQ 142000Z 08008KT 9999 FEW025 ///// Q1011=
METAR SBMQ 142100Z 09008KT 9999 FEW023 ///// Q1011=
METAR SBMQ 142200Z 07007KT 9999 FEW020 FEW023TCU SCT085 ///// Q1012=
METAR SBMQ 142300Z 08005KT 9999 FEW023 ///// Q1011=
METAR SBMQ 150000Z 10010KT 9999 VCSH VCTS FEW023 FEW025CB ///// Q1013=
METAR SBMQ 150100Z 11008KT 9999 FEW022 ///// Q1013=
METAR SBMQ 150200Z 10007KT 9999 FEW017 ///// Q1014=
————————————————— 14/01 – 15/01 (LT) ———————————————————
METAR SBMQ 150300Z 10004KT 9999 FEW016 ///// Q1014=
METAR SBMQ 150400Z 25002KT 9999 SCT016 ///// Q1013=
METAR SBMQ 150500Z 13004KT 9999 SCT016 ///// Q1012=
METAR SBMQ 150600Z 00000KT 9999 BKN008 ///// Q1012=
METAR SBMQ 150700Z 33003KT 9999 BKN008 ///// Q1012=
METAR SBMQ 150800Z 33003KT 9999 BKN008 ///// Q1012=
METAR SBMQ 150900Z 06002KT 9999 SCT008 BKN016 OVC100 ///// Q1012=
METAR SBMQ 151000Z 34002KT 9999 FEW017 FEW040TCU ///// Q1013=
METAR SBMQ 151100Z 36003KT 9999 SCT004 BKN023 ///// Q1014=
METAR SBMQ 151200Z 34003KT 9999 SCT006 SCT011 ///// Q1015=
METAR SBMQ 151300Z 03004KT 9999 BKN017 ///// Q1015=
METAR SBMQ 151400Z 06006KT 9999 SCT021 ///// Q1015=
METAR SBMQ 151500Z 09007KT 9999 SCT025 ///// Q1014=

O Bloco Norte II é formado pelos aeroportos de Belém/PA – Val de Cans – Júlio Cezar Ribeiro (SBBE) e de Macapá/AP – Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre (SBMQ), concedido à iniciativa privada – SPE Novo Norte Aeroportos S.A – em leilão realizado na B3 em agosto de 2022.  A data da assinatura do contrato foi em 04/04/2023 e o início da concessão (sob operação exclusiva da NOA) em 05/05/2023.

O consórcio “Novo Norte Aeroportos” (ou NOA – Norte da Amazônia Airports) é constituído pelas empresas SOCICAM e DIX Empreendimentos.