IADA publica visão geral do mercado de aviões executivos usados de 2023, com a continuação da indústria após altos e baixos pós-pandemia, e prevê queda de preços para jatos de última geração, após um ano de estabilidade, com membros da associação vendo uma ligeira mudança em direção a um mercado comprador, em 26.01.24
A IADA – International Aircraft Dealers Association (associação internacional de revendedores de aeronaves-executivas) publicou seu relatório anual 2023 que mostra um mercado de aeronaves executivas usadas bastante saudável, mas uma atitude modestamente pessimista dos membros. De acordo com relatório de final de ano divulgado no dia 22 pela IADA, o mercado de aeronaves executivas usadas continuou a se estabilizar em 2023.
Links para IADA:
www.aircraftexchange.com
https://aircraftexchange.com/market-report#download
O presidente da IADA e vice-presidente de vendas de aeronaves e gerenciamento de fretamento da Western Aircraft. Phil Winters, deu uma nota de uma vitória para os membros da associação, atribuindo-lhes “precisão” nas expectativas que foram traçadas quanto ao “caminho que 2023 seguiria”.
“Os membros da IADA vêm prevendo um mercado mais estável há mais de um ano, e o mercado de 2023 teve o desempenho esperado”, disse Winters. “Nossos dados de vendas de membros e quantitativas mostram que compradores e vendedores estão se unindo no que diz respeito a pedir e oferecer preços, uma mudança positiva em relação às condições de superaquecimento que vimos desde o início da pandemia”, completou Winters.
O relatório combina perspectivas qualitativas dos membros da IADA em todo o mundo com dados quantitativos de vendas de seus revendedores credenciados e corretores certificados que lidam com 50% das transações de aeronaves executivas usadas. Observou-se uma mudança sutil em direção a um mercado comprador com “estoques mais elevados e preços mais razoáveis, levando a expectativas de um início estável até 2024”.
Uma pesquisa com os membros da associação indicou que a maioria dos membros espera que os preços dos jatos médios e cabine larga diminuam e que os estoques nessas categorias continuem a aumentar durante o primeiro semestre do ano, com os modelos ultra-top de mercado – categoria cabine larga de longo alcance – vendo as mudanças mais notáveis.
Cerca de 85% dos pesquisados-entrevistados indicaram que a demanda em todo o espectro de aeronaves executivas provavelmente apresentará relativa estabilidade ou um ligeiro declínio, à medida que a indústria se normaliza a partir dos padrões erráticos de vendas dos anos pós-pandemia.
Na pesquisa dos membros da IADA apurou-se que 75% dos entrevistados esperam que “os preços dos jatos de médio e grande porte caiam e que os estoques continuem a aumentar nos próximos 6 meses”. Também espera-se que as maiores mudanças de preços ocorram “no topo do mercado na categoria de jatos de grande e ultralongo alcance”.
“Conforme previsto, a falta de um quarto trimestre robusto está permitindo o aumento dos estoques”, disse David Monacell, vice-presidente executivo da CFS Jets. “Embora eu não espere uma queda abrupta nos preços, espero um ritmo maior de depreciação de ativos à medida que a indústria devolve alguns dos ganhos dos últimos anos”, completou Monacell.
O relatório da IADA acrescentou que, devido à escassez persistente de peças/componentes e à falta de slots para inspeção pré-compra, algumas transações ainda sofrem atrasos, o que a IADA observou que poderia afetar as transações do primeiro trimestre. Os projetos para o primeiro semestre do ano também poderão ser prejudicados pela “agitação” geopolítica e, particularmente no EUA, pelas incertezas de ano eleitoral.
Mais preocupante para aqueles que querem comprar, “um padrão semelhante é previsto em relação à disposição de revendedores para fazer estoques, com mais da metade dos [pesquisados] esperando uma diminuição na disposição nos segmentos de jatos de médio e grande porte”. [EL] – c/ fontes