G700 supera marca de 50 recordes de velocidade em viagens diretas de longo curso, entre EUA e França e entre França e Cingapura, em 22.02.24


A Gulfstream Aerospace Corp. anunciou no dia 19 que o novo jato cabine larga ultralongo alcance G700 ultrapassou a marca de 50 recordes de velocidade em viagem direta (entre cidades) durante missão a caminho da feira aeronáutica Singapore Airshow.

Segundo a fabricante, o G700 alcançou seu 50º recorde de velocidade em um vôo neutro em carbono conectando Los Angeles, no EUA (costa oeste), para Nice, na França, viajando 5.197 MN (9.625 km) em 10 horas e 13 minutos (10h13m) a uma velocidade média de MACH 0,90. E, na sequência, a aeronave estabeleceu, então, seu 51º recorde de velocidade – também um vôo neutro em carbono – de Nice para Cingapura, fazendo a viagem de 5.754 MN (10.656 km) em 11 horas e 30 minutos (11h30m) a uma velocidade média de MACH 0,90.

A Gullfstream promove que os últimos vôos recordes são uma rápida continuação do recorde de pares de cidades estabelecido pelo já premiado G700 em uma viagem de Tóquio a Savannah em dezembro de 2023. A aeronave fez a viagem de 6.365 MN (11.788 km) em 10h53m a uma velocidade média de MACH 0,91.

O G700 apresenta a cabine mais espaçosa da aviação executiva e tem desempenho superior ao anunciado originalmente, com alcance máximo de 7.750 MN (14.353 km) a MACH 0,85 e 6.650 MN (12.316 km) a MACH 0,90, bem como uma velocidade operacional máxima de MACH 0,935. tornando-a a aeronave mais rápida da frota da Gulfstream.

O G700 de alcance ultralongo fez sua estréia na Singapore Airshow, ao lado do premiado G600, de 20 a 25 de fevereiro, com apresentação estática no Centro de Exibição do Aeroporto Changi.

“Esses registros mais recentes provam mais uma vez que o G700 pode ajudar nossos clientes a chegar mais rapidamente aos seus destinos”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Estamos entusiasmados por retornar à Singapore Airshow, à medida que continuamos a ver um crescimento impressionante dos negócios na região Ásia-Pacífico. A demanda pelas capacidades de alto desempenho da Gulfstream nunca foi tão grande e estamos ansiosos para apresentar nossas aeronaves de próxima geração, que lideram o setor em inovação, desempenho e conforto de cabine”, acrescentou Burns.

“A vantagem de longo alcance do Gulfstream G600 e G700 é extremamente importante para os clientes da região Ásia-Pacífico”, disse Scott Neal, vice-presidente sênior de vendas mundiais da Gulfstream. “Estamos ansiosos para apresentar essas aeronaves recordes na Singapore Airshow para que os clientes possam experimentar em primeira mão seu desempenho incomparável, design inovador e conforto excepcional”, acrescentou Neal.

Apresentando a cabine mais espaçosa da aviação executiva, o G700 pode ser configurado com até 5 áreas de estar, para acomodar de 13 até 19 passageiros, oferecendo opções inovadoras, incluindo a única ultragalley do setor, com mais de 3 m. de comprimento em espaço de balcão. O interior oferece conforto excepcional com design de assentos premiados e o padrão de cabine Gulfstream Cabin Experience com ar 100% fresco, níveis de som silenciosos, luz natural abundante e a altitude de cabine mais baixa do setor: 2.840 pés em vôo a 41.000 pés. Com velocidade operacional máxima de MACH 0,935, o G700 é o mais rápido da frota da Gulfstream e pode ligar Cingapura a Londres a MACH 0,87.

O G700 está em vias de receber a certificação Tipo da FAA.

O G600 pode voar 6.600 MN a MACH 0,85 ou 5.600 MN a MACH 0,90, podendo conectar Cingapura a Istambul a MACH 0,90. O G600 também oferece a Gulfstream Cabin Experience. Hoje, são mais de 130 aparelhos do modelo em serviço.

Conhecido por sua eficiência de combustível líder de classe e excelente desempenho, o G600 completou recentemente o primeiro vôo transatlântico do mundo usando 100% de combustível de aviação (SAF), um reflexo do compromisso contínuo da Gulfstream com os principais esforços de sustentabilidade do setor.

O G700 e o G600, juntamente com outras aeronaves da frota de próxima geração da Gulfstream, compartilham pontos em comum que são projetados para fornecer maior eficiência operacional aos clientes e aumentar a segurança. Ambos os jatos são equipados com aviônicos avançados, incluindo o Gulfstream Symmetry Flight Deck com os primeiros sidesticks de controle ativo do setor, HUD com displays duplos, uma rede de concentração de dados e o uso mais amplo de tecnologia de tela sensível ao toque na aviação executiva. O G700 e o G600 também possuem Enhanced Flight Vision System (EFVS), sistema de visão sintética avançado, que fornece imagens para ajudar os pilotos a navegar em situações de baixa visibilidade e minimizar atrasos e alternados de destino. [EL]