Pilatus publica relatório financeiro ano 2023 com aumento nas métricas de venda e lucro anual e entrega de 148 aviões executivos, em 24.02.24


No dia 20, a Pilatus Aircraft postou notícia de divulgação de seus resultados financeiros do ano 2023.

De acordo com a fabricante suíça, o exercício financeiro de 2023 foi marcado por grandes sucessos para a Pilatus. Graças à alta e ininterrupta demanda, 148 aeronaves foram entregues, apesar dos desafios contínuos do ambiente operacional. Com vendas totais de 1,478 bilhões de Francos suíços (US$ 1,68 bilhões), lucro operacional de 240 milhões de Francos suíços (US$ 273 mi) e novos pedidos no valor de 1,513 bilhões de Francos suíços (US$ 1,72 bi), a Pilatus fechou o ano passado com resultados recordes.

Em comparação com 2022, que já foi um ano de muito sucesso, a Pilatus obteve em 2023:

1 – um aumento de 10% nas vendas (de 1,478 bilhões de Francos suíços, ou US$ 1,68 bi), na comparação com 1.347 bilhões de Francos suíços (+131 milhões de Francos), com o negócio da Aviação Executiva respondendo com 967 milhões de Francos (71,8%).

As vendas [i] pela unidade Pilatus Aircraft Ltd, Stans (Suíça) foram de 754 milhões de Francos [51%], versus 724 mi de Francos [53,8%], uma alta de 4,1%, [ii] pela unidade Pilatus Aircraft Ltd, Broomfield (EUA) foram de 589 milhões de Francos [39,9%], versus 525 mi de Francos [39%], uma alta de 12,2%, e [iii] pela unidade Pilatus Australia Pty Ltd, Adelaide (Austrália) ) foram de 34 milhões de Francos [2,3%], versus 62 milhões de Francos [4,6%].

As vendas por região global foram de [i] de 715 milhões de Francos [48,4%], versus 565 milhões de Francos [41,9%], uma diferença de +26,5% (150 milhões de Francos), nas Américas, [ii] de 441 milhões de Francos [29,8%], versus 471 milhões de Francos [35%], uma diferença de -6,4% (30 milhões de Francos), na Europa, [iii] de 185 milhões de Francos [12,5%], versus 162 milhões de Francos [12%], uma diferença de +14,2% (23 milhões de Francos), na Ásia, [iv] de 98 milhões de Francos [6,6%], versus 120 milhões de Francos [8,9%], uma diferença de -18,3% (22 milhões de Francos), na Austrália, e [v] de 39 milhões de Francos [2,7%], versus 29 milhões de Francos [2,2%], uma diferença de -25,6% (10 milhões de Francos), nas Américas.

O bloco Américas e Europa respondeu por 78,2% das vendas em 2023 (1,156 bilhões de Francos suíços – US$ 1,31 bi), versus 76,9% das vendas em 2022 (1,036 bilhões de Francos suíços), uma diferença de 120 bi de Francos (+11,6%).

2 – um aumento de 6% ao seu lucro operacional – EBIT (de 240 milhões de Francos suíços, ou US$ 273 mi), na comparação com 226 milhões de Francos suíços (+14 milhões de Francos).

3 – novas encomendas no ano somando o valor de 1,513 bilhões de Francos suíços, ou US$ 1,72 bi), versus 1,628 bilhões de Francos suíços, uma diferença de -115 milhões de Francos (-7%).

4 – carteira de pedidos batendo a marca de 2,325 bilhões de Francos suíços (US$ 2,64 bi), versus 2,395 bilhões de Francos suíços, uma diferença de -70 milhões de Francos (-3%).

Em 2023, o número total de entregas para clientes de 148 aeronaves, uma alta de 15 unidades (11,3%), foi dividida 101 monomotores turboélices PC-12NGX [68,2%] e por 47 jatos PC-24 [31,8%]. As entregas de 101 PC-12 foram um aumento de 21 unidades (26,3%), enquanto as entregas de 47 jatos PC-24 foram um aumento de 7 unidades (17,5%).

Em 2022, foram entregues a clientes 133 aviões, sendo 80 monomotores turboélices PC-12NGX [60,2%] e por 40 jatos PC-24 [30,1%], e mais 3 PC-6 (as últimas unidade entregues, um modelo que teve produção encerrada) e 21 PC-21 (15,8%).

Considerando apenas os modelos executivos – PC-12 e PC-24 -, foram 148 entregas (101+47) em 2023 versus 120 entregas (80+120) em 2022, uma diferença de 28 entregas (+23,3%).

A Pilatus aponta destaques no ano.

Em fevereiro, a Jetfly, provedora européia de aeronaves compartilhadas, recebeu o seu 10° jato PC-24. Em abril a Platoon Aviation, operadora de vôos charteres européia, recebeu o seu 6° jato PC-24.

Em maio, o 2.000º aparelho PC-12 foi entregue ao cliente de longa data, PlaneSense. Atualmente, a PlaneSense opera frota de 60 aviões Pilatus, sendo 40 PC-12 e 10 PC-24, no seu programa de aeronaves compartilhadas. E a frota PC-12 completou 10 milhões de horas de vôo.

No ano, pela primeira vez, um PC-12NGX e um PC-24 foram entregues no Japão.

Em novembro, a Ornge, uma antiga operadora canadense de serviços aeromédico, decidiu substituir a sua frota atual de oito PC-12 com doze novos turboélices PC-12NGX – um acordo de frota concluído pela subsidiária Pilatus Business Aircraft Ltd no EUA.

Em outubro, a Pilatus comemorou o lançamento da nova versão do jato leve PC-24, com maior capacidade de carga e alcance; a nova versão entrará no mercado no final de 2024, com capacidade de voar (com 6 pax.) até 2.000 MN, com carga-paga aumentada em 370 kg (600 lb.) e com várias novas opções de interior de cabine para escolha pelos clientes.

Além disso, todos os aparelhos PC-24 a partir do registro de produção sn-501 passaram a contar com uma nova função para permitir previsões de serviços de manutenção (acompanhamento preditivo), sendo os dados da aeronave transferido para Pilatus logo após o pouso. Depois de análise, uma recomendação de manutenção prospectiva é emitida ao operador, se necessário.

Na Aviação Governamental, a Pilatus fechou com sucesso um acordo de acompanhamento com a Força Aérea da Espanha, que prosseguiu com a compra de mais 16 aviões-treinadores (turboélice) PC-21.

Paralelamente a estes destaques do ano passado, a Pilatus também teve de enfrentar alguma ‘turbulência’: os problemas contínuos da cadeia de suprimento e os gargalos de fornecimento tiveram um impacto negativo na produção.

No geral, Hansueli Loosli, presidente do Conselho de Administração da Pilatus, foi muito positivo em relação ao ano que passou: “Investimos muito em 2023: em produtos, pessoal, crescimento, infraestrutura, digitalização – e sempre com foco inabalável nas necessidades de nossos clientes”.

Markus Bucher, CEO da Pilatus, acrescentou: “Estes resultados impressionantes fornecerão a base para um futuro promissor, bem-sucedido e sustentável”.

A Pilatus viu um aumento em termos de vendas, mas também no número de seus funcionários, de 9,6%: graças ao crescimento significativo, a Pilatus empregava uma força de trabalho de 2.848 pessoas no final do ano passado. A fabricante aponta que isso diz muito sobre a sua qualidade e reputação como empresa empregadora. Os termos de trabalho da Pilatus foram atualizados com melhorias substanciais em termos de salários, férias e Previdência.

No final de 2022, o contingente era de 2.599 empregados, sendo 1.394 postos para produção [53,6%] e 384 postos para vendas e serviços [14,8%], 378 postos para pesquisa e desenvolvimento [14,5%].

A fim de aumentar a capacidade de produção própria, a Pilatus decidiu no início do ano prosseguir com uma aquisição faseada de todos os cerca de 230 funcionários e das máquinas da RUAG Aerostructures Schweiz AG nas instalações de Emmen (Suíça). Em dezembro de 2023, a Pilatus também adquiriu os serviços de vendas e manutenção do Aero Center Epps, um centro de vendas anteriormente independente com sede em Atlanta (EUA). Desta forma, a Pilatus continuará a garantir um suporte de primeira classe aos seus clientes na costa leste do EUA.

Além de focar na abertura de novos mercados de vendas, no desenvolvimento contínuo de produtos e no atendimento pleno às necessidades dos clientes, a Pilatus continuará investindo em infraestrutura até 2024 – sempre pensando na sustentabilidade. Além da ampliação prevista do edifício logístico, destaca-se o novo hangar de manutenção atualmente em construção. Com sistema fotovoltaico de superfície total, a utilização de águas subterrâneas para arrefecimento, aquecimento e energia de processo, e a construção com madeira suíça, a Pilatus continua a reduzir as suas emissões de CO2, ao mesmo tempo que assume um compromisso claro com uma estratégia de sustentabilidade e com a Suíça como local de negócios. [EL]

Relatório financeiro anual 2023:
https://www.pilatus-aircraft.com/data/news/65d49d449639b_Pilatus-Aircraft-Ltd-Annual-Report-2023.pdf