Zurich Airport Brasil é a nova operadora do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal/RN, em 25.02.24
Conforme divulgação no dia 19, a Zurich Airport Brasil passou a ser nova operadora do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante/Governador Aluizio Alves (SBSG), na região metropolitana de Natal/RN, desde às 00h01 do dia 19 (segunda-feira).
Para celebrar o momento, após assumir a operação do aeroporto sob concessão de 30 anos, a concessionária recebeu o primeiro pouso, de aeronave do transporte comercial, pela madrugada, com o tradicional batismo da aeronave com jatos de água e realizou uma ação especial com a entrega de brindes para os passageiros do vôo “inaugural”.Já na tarde (do dia 19) aconteceu a cerimônia oficial de transferência de responsabilidade operacional da Inframerica Aeroportos, que concessionária do aeroporto desde 2012 (na construção) e desde em 2014 (em operação), para a Zurich Airport International, que venceu o leilão de relicitação e que agora passa a ter missão de operar o aeroporto nos próximos 30 anos.
A cerimônia oficial contou com a presença dos executivos do grupo Zurich Airport International no Brasil – com o CEO para a América Latina, Tobias Markert, e o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, de inúmeras autoridades, entre as quais o ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, o presidente da EMBRATUR Marcelo Freixo, a governadora do RN Fátima Bezerra e o prefeito de São Gonçalo do Amarante Eraldo Costa.
Na cerimônia, foi apresentada a nova marca do aeroporto, Natal Airport, e os investimentos da concessionária para 2024.
Para os primeiros meses de operação, a Zurich Airport Brasil prevê investimento de cerca de R$ 3 milhões em melhorias na infraestrutura, segurança, área comercial e experiência do passageiro. O total de investimento previsto para os próximos 5 anos é de R$ 50 milhões.
De imediato, já está em vigor uma nova tabela de estacionamento – com redução na ordem de 30% o valor da diária, saindo de R$ 56 para R$ 39,00 para a primeira diária. O contrato para a primeira sala VIP do aeroporto já foi assinado e haverá a operação na área doméstica e internacional. Uma das principais solicitações dos passageiros já será atendida pela nova operadora: com R$ 1,5 milhão alocado, a concessionária fará a implementação de melhorias no sistema de climatização no aeroporto. Outra novidade já disponível é o serviço de internet gratuito e ilimitado, que permite ao passageiro permanecer online 24h.
Há ainda um projeto de limpeza e restauração em todas as áreas do terminal, que já foi iniciado no último fim de semana e deve durar cerca de 2 meses.
“Ao assumir a nona operação de Aeroportos na América Latina, sendo a quinta no Brasil, e a primeira da região Nordeste, reforçamos a importância do mercado brasileiro para os negócios internacionais da Zurich Airport International. Celebramos hoje o resultado do nosso empenho para conquistar a concessão do Aeroporto de Natal, a primeira relicitação do Brasil, um marco importante dentro da nossa estratégia de expansão. Chegamos com o propósito de imprimir nosso estilo de desenvolvedores de aeroportos, com foco na qualidade em nível de excelência, eficiência e desenvolvimento regional”, afirmou Tobias Markert, CEO da Zurich Airport Latin America.
“Os investimentos mostram nossa preocupação com a qualidade dos serviços e com a experiência dos nossos passageiros, algo que está no nosso DNA. Assumimos hoje o compromisso de, ao longo dos próximos 30 anos, trazer melhorias que vão elevar o aeroporto a um novo patamar o que irá contribuir para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte”, afirmou Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
“Essa primeira relicitação que foi feita no terceiro governo do presidente Lula e quis o destino que a Zurich pudesse assumir esse aeroporto, um dos melhores operadores aeroportuários do mundo. Eu não tenho dúvidas que o estado ganha um presente com a operação da Zurich. Investimentos que serão feitos nesses próximos cinco anos de mais de R$ 50 milhões, dos quais somente esse ano serão quase R$ 12 milhões [24%]. Esses investimentos irão preparar o nosso aeroporto para receber tanto turistas nacionais como internacionais”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Segundo a governadora do RN, Fátima Bezerra, a relicitação do equipamento era aguardada e foi possível graças aos esforços conjuntos do Governo Federal, estadual e da Zurich Airport International: “A partir de agora, seguimos definitivamente um novo caminho, com a duração do contrato de 30 anos, toda a comunidade aeroportuária e o povo do Rio Grande do Norte devem estar preparados para melhor receber os mais de 6 milhões de passageiros, número pelo qual ele foi erguido e certamente iremos trabalhar juntos para alcançar esses números”, pontuou Fátima Bezerra.
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, cidade na qual o aeroporto está situado, comentou a chegada da nova administradora. “A Zurich Airport eleva nossos padrões e impulsiona o progresso da região, uma vez que a nova concessionária é uma peça fundamental no crescimento e modernização do Aeroporto Internacional de Natal, contribuindo para o fortalecimento da infraestrutura aeroportuária e impulsionando o potencial econômico do RN e de São Gonçalo do Amarante”, afirmou Eraldo.
Na América Latina o grupo suíço Zurich Airport está presente em 5 operações no Brasil: em Confins/BH (SBCF), em sociedade com a CCR e a INFRAERO, e com 100% da concessão dos aeroportos de Florianópolis/SC (SBFL), Macaé/RJ (SBME) e Vitória/ES (SBVT), e agora São Gonçalo/RN (SBSG). Além disso, é a operadora do Aeroporto de Bogotá, na Colômbia, e detém 100% das concessões de 2 aeroportos no Chile – Iquique e Antofagasta. No Caribe, é operadora do Aeroporto de Curacao, onde tem sociedade com a CCR Aeroportos e Janssen de Jong Caribbean.Airport.
A ANAC assinou, no dia 11 de janeiro, a Ordem de Serviço que autorizou a Zurich Airport a iniciar o processo de assunção gradual das operações do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (ASGA/SBSG), que atende o município de Natal (RN) e região. Com o documento, o contrato de concessão da primeira relicitação de infraestrutura do país tornou-se plenamente eficaz. A aprovação do Plano de Transferência Operacional (PTO) pela ANAC, prevista para os próximos dias, deu início ao processo de transição de comando das operações no aeroporto. A fase de operação assistida foi iniciada em 17/01/2024.
O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, primeiro concedido à iniciativa privada em 2011, foi objeto da primeira relicitação de infraestrutura no Brasil, sendo arrematado pela Zurich Airport em leilão de relicitação pública no dia 19 de maio por R$ 320 milhões, com ágio de 41% sobre o lance mínimo. O acordo garantiu o pagamento de R$ 320 milhões a antiga concessionária.
A nova concessionária detém 100% do aeroporto – que atualmente tem capacidade para cerca de 6,5 milhões de passageiros por ano – e irá operá-lo até 2054.
Com a Portaria nº 13.670/SIA, de 22/01/2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 24/01/2024 (seção 1, pág. 47), a Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA) da ANAC, considerando o constante do processo nº 00058.042294/2023-86, concedeu o Certificado Operacional de Aeroporto (COA) Provisório à Concessionária do Aeroporto Internacional de Natal S.A (unidade da Zurich Airport Brasil) como operadora do Aeroporto Governador Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante/RN (código OACI – SBSG / código CIAD RN0001). A Portaria entrou em vigor em 19/02/2024, e revoga a Portaria nº 554/SIA, de 10/03/2016, publicada no DOU de 11/03/2016 (seção 1, pág. 5) de concessão de COA para Inframerica.
A certificação operacional fica condicionada, ao menos, à manutenção, pela operadora aeroportuária, dos aspectos avaliados no âmbito do processo por meio do qual a outorga foi concedida. O aeroporto certificado nos termos da concessão do COA operará com as seguintes especificações operativas:
I – Geral:
a) Código de referência: 4E
b) o aeroporto pode ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o código de referência 4E ou inferior
c) Tipo de operação por pista/cabeceira:
Cabeceira 12: VFR Diurno/Noturno e IFR Precisão CAT I Diurno/Noturno
Cabeceira 30: VFR Diurno/Noturno e IFR Não-Precisão Diurno/Noturno
d) Categoria Contraincêndio do Aeródromo (CAT): 9
e) Autorizações de Operações Especiais: não há
II – Restrição a classes e tipos de aeronaves:
a) Aeronaves sem equipamento rádio;
b) Planadores;
c) Aeronaves sem transponder ou com falha neste equipamento; e,
d) Ultraleves motorizados.
III – Restrição aos serviços aéreos:
a) Lançamento de objetos ou pulverização;
b) Reboque de aeronaves;
c) Lançamento de paraquedas; e,
d) Vôo acrobático.
IV – Restrições operacionais: não há