Prefeito de Sorocaba (SP) anuncia que MPOR deu aval para internacionalização do aeroporto Bertram Luiz Leupolz após quase 12 anos de tratativas, em 27.02.24


g1 – 22/02/2024
O Ministério de Portos e Aeroportos deu o aval para a internacionalização do Aeroporto Estadual Bertram Luiz Leupolz (SDCO), em Sorocaba (SP). A decisão foi informada pelo prefeito Rodrigo Manga após uma reunião com o chefe da pasta federal no dia 22. Em suas redes sociais, o prefeito de Sorocaba usou uma faixa para anunciar o processo e lembrou que é um grande avanço para a cidade. “Está autorizada a internacionalização do Aeroporto de Sorocaba”, disse Manga.

O prefeito usou um vídeo onde o ministro Silvio Costa Filho fala sobre a internacionalização. “Será o maior hub de manutenção da América Latina. Isso vai ser fundamental para a aviação brasileira, sobretudo, para o desenvolvimento econômico de toda a região e, sobretudo, da cidade de Sorocaba”, disse o ministro no vídeo.

O processo de internacionalização do Aeroporto de Sorocaba foi iniciado em 2012, na gestão de Vitor Lippi. Assim, foram quase 12 anos de negociações no processo. Nesse intervalo, o aeroporto foi passado do Estado de SP para a iniciativa privada, em 2021, em concessão para a Rede VOA SP, e o Aeroporto Executivo Catarina, em São Roque (SBJH), a 18 MN a leste, da JHSF, foi construído, em 2014, e entrou em operação em dezembro de 2019, já acumulando três expansões, tendo sido internacionalizado em 2023.

Tendo suas atividades iniciadas na década de 1940, com aeroclube, o Aeroporto de Sorocaba já é um dos maiores pólos de manutenção de aeronaves. O local é divido em três áreas: particular, municipal e estatual. A VOA SP divulga que o “Bertram Luiz Leupolz” é um aeroporto “executivo e de manutenção, de destacando como o principal aeroporto de manutenção do Estado de SP, alocando fabricantes como a Dassault e a EMBRAER.

Em elevação de 3.083 pés, o “Bertram Luiz Leupolz” tem pista (01/19) de asfalto (resistência PCN 36) de 30 x 1.630 m., com deslocamento das cabeceiras de 50 m. (THR 01) e de 100 m. (THR 19), resultando pista 01 com TORA/TODA de 1.530 m. e LDA de 1.580 m., e pista 19 TORA/TODA de 1.580 m. e LDA de 1.530 m., com ASDA de 1.630 m. para as duas pistas.

O aeroporto opera com serviços tanto de controle de tráfego aéreo de aeródromo (no horário de 11:00-21:00Z – 08:00-18:00LT,  diariamente) como de informação de tráfego de aeródromo (no horário (nos expedientes de 09:15-10:59Z – 06:15-07:59LT – e de 21:01-01:45Z – 18:01-23:45LT,  diariamente). A VOA SP já aprovou a operação de vôo visual sem restrição em horário noturno e atua para homologar vôos IFR em prol da internacionalização do aeroporto. No momento, conforme ROTAER,  decolagem e pouso em operação em regra VFR Especial é proibido. O aeroporto é homologado para operação VFR diurna/noturna e aprovado para operação de aeronaves categoria “A” até “C”. Operação de aproximação já conta com procedimentos IAC RNP para aeronaves de categoria “A” até “C”, para as duas cabeceiras (o proc. da pista 19 ora não estando disponível) com Mínimo operacional de visibilidade de 5 km (regra VFR), com segmento a partir da DA/MDA (1.000 pés AGL) sendo executado em condição VMC.

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https://aib-el.com.br/sem-desfecho-processo-para-internacionalizacao-do-aeroporto-de-sorocaba-sp-iniciado-em-2013-se-aproxima-de-uma-decada-mas-concessionaria-voa-sp-informa-que-assumiu-e-esta-dando-continuidade-ao-p/