Aguardando certificação do G700, cujo atraso é uma surpresa, Gulfstream trabalha nos efeitos do conflito em Israel para a produção do G280 pela IAI, em 02.03.24


A presidente e CEO da General Dynamics, Phebe Novakovic, classificou a falta da homologação do Gulfstream G700 entre as “coisas que nos surpreenderam” em 2023, mas afirmou que sua divisão de aviação executiva em Savannah, na Georgia (EUA), segue em bom caminho para a certificação Tipo do modelo cabine larga de ultralongo alcance.

Falando durante a recente 45ª Conferência Anual Aeroespacial e de Defesa de Cowen, Novakovic disse: “Em grande parte, terminamos. E estamos simplesmente à espera que a FAA conclua a sua deliberação, por isso estamos no caminho certo. É apenas que temos sido bastante abertos e não é um processo que controlamos”, pontuou Novakovic.

A Gulfstream esperava obter a certificação do G700 até o final do ano passado e previa entregar até 15 jatos do modelo ainda antes do final do ano passado, mas o prolongado processo de aprovação transferiu essas entregas para este ano. Como resultado, de um acumulado, a Gulfstream prevê um aumento de 44% nas entregas de aeronaves neste ano.

No futuro, Novakovic disse que a linha de pedidos (encomendas) permanece em um “ritmo sólido e agradável”, especialmente no EUA. A General Dynamics projetou um aumento de 39% nas receitas deste ano.

Tendo recentemente marcado presença nas feiras aeronáuticas de Dubai e de Singapura, a Gulfstream, seguindo suas linhas de marketing, está planejando continuar sua estratégia, por enquanto, de focar nestes eventos (de mercados) “regionais”, ao invés da participação nas principais convenções de aviação executiva – como NBAA-BACE (EUA) e EBACE (Europa). A fabricante já confirmou que não fará exposição na EBACE deste ano, em maio, em Genebra (Suíça).

Em outra frente, a Gulfstream continua enfrentando problemas com cadeia de suprimento juntamente, como a indústria aeroespacial no todo, embora Novakovic tenha dito com reconhecimento que o setor está melhorando.

Novakovic destacou que a Gulfstream entregou 39 aeronaves no quarto trimestre, em comparação com 24 e 25 nos trimestres anteriores. “Isso foi permitido por melhorias na cadeia de suprimento”, disse Novakovic. “Dito isto, ainda existem elementos da cadeia de suprimento que estão em dificuldades … o aumento [para entregas] deste ano começará a sobrecarregá-los”. No entanto, Novakovic enfatizou que a Gulfstream tem um plano equilibrado e compreende a cadeia de abastecimento.

Outro desafio tem sido o conflito envolvendo Israel e o Hamas, que tem dificultado as operações da parceira industrial no programa G280, a IAI – Israel Aircraft Industries. Novakovic disse que a IAI fez um “bom trabalho substituindo aqueles que foram convocados para o serviço militar por aposentados e administradores. Consideramos tudo isso em nosso plano”. Novakovic disse ainda que a IAI está um pouco adiantada em seu plano de produção. “Gostamos de onde estamos agora com eles em termos de como eliminamos o risco desse perfil”. [EL] – c/ fonte