IAI se prepara para introduzir atualização no supermédio Gulfstream G280, em 07.03.24


Em artigo postado no dia na mídia AIN on line – “IAI prepares to manufacture upgraded Gulfstream G280” -, o colaborador Arie Egozi da mídia revela que a IAI – Israel Aerospace Industries  está se preparando para a produção em série de uma versão atualizada do jato executivo supermédio G280, que é fabricado sob licença para a Gulfstream Aerospace. Após a certificação Tipo em Israel e no EUA, os planos prevêem que as primeiras entregas sejam feitas em 2026.

Conforme artigo de Egozi, segundo Shmuel Kuzi, vice-presidente executivo e gerente geral do grupo de aviação IAI, a fabricante já produziu um protótipo do G280 atualizado e agora está adaptando suas linhas de produção. “Projetamos a versão atualizada e iremos certificá-la como fizemos com os modelos anteriores de jatos executivos da Gulfstream que fabricamos”, disse Kuzi para matéria da AIN. “Planejamos fabricar 30 aeronaves por ano”, Kuzi ainda revelou Kuzi.

A IAI projetou e fabricou os modelos anteriores G150 e G200 depois que a Gulfstream adquiriu a divisão de jatos executivos do grupo em 2001. O G280 foi desenvolvido em conjunto, a partir do projeto original G250 e fez seu primeiro vôo em Tel Aviv em 11 de dezembro de 2009. Desde que o G280 (com capacidade de operar à MACH 0,85 de alcance de 3.600 MN) entrou em serviço em 2012, a IAI entregou cerca de 300 unidades do modelo supermédio (uma média de 25 jatos/ano).G280 – pela IAI:
https://www.iai.co.il/p/g280
G280 – pela Gulfstream:
https://www.gulfstreamnews.com/en/search/?tag=G280

O G280 é um jato da categoria supermédio com dimensões de 20,37 m. (66 pés e 10 pol.) e altura (com cauda “T”) de 6,5 m. (21 pés e 4 pol.), com asa com envergadura de 19,2 m. (63 pés).

A cabine internamente tem comprimento de 7,87 m. (25 pés e 10 pol.) sem bagageiro e de 9,83 m. (32 pés e 3 pol.) com bagageiro, largura acabada de 2,11 m. (6 pés e 11 pol.) e altura de 1,85 m. (6 pés e 11 pol.), A cabine tem volume de 935 pés³ (26,30 m³), o volume do compartimento de bagagem sendo de 120 pés³ (3,38 m³).

O MTOW é de 39.600 lb. (17.962 kg), ML é de 32.700 lb. (14.832 kg), MZFW é de 28.200 lb. (12.690 kg), e Peso básico operacional de 24.150 lb. (10.867 kg); a carga-paga máxima é de 4.050 lb. (1.837 kg) e carga-paga com abastecimento completo (14.600 lb./6.570 kg) é de 1.000 lb. (454 kg).

O alcance máximo de 3.600 MN, velocidade de cruzeiro máxima (High-Speed Cruise – Cruzeiro de Máx. Velocidade) é M0,84 (482 KTAS), velocidade de cruzeiro de longo alcance (Long-Range Cruise – Cruzeiro de Longo Curso) é M0,80 e o MACH Operacional máximo (MMO – Maximum Operating MACH) é M0,85. A altitude máxima de cruzeiro é 45.000, com altitude de cruzeiro inicial de 43.000 pés.

O avião tem motorização (2x) Honeywell HTF7250G, de 7.624 lbf. de empuxo na decolagem, e aviônica Gulfstream PlaneView280 (baseada na plataforma Primus Epic, da Honeywell).

Uma versão atualizada do G280, para a qual a Gulfstream ainda não confirmou as especificações e o desempenho projetado, competiria com modelos que incluem o EMBRAER Praetor 600, o Cessna Citation Longitude e o Bombardier Challenger 3500.

Kuzi se absteve de detalhar todas as mudanças que serão introduzidas com o G280 atualizado, mas de acordo com relatórios anteriores baseados em dados da Gulfstream, sabe-se que a empresa norte-americana conseguiu reduzir a altitude da cabine de 6.000 pés para 4.800 pés no FL410. Esta mudança visa reduzir o cansaço da viagem e melhorar o conforto dos passageiros. O modelo atualizado também deverá apresentar um novo conjunto de aviônicos.

A partir de meados de 2024, os G280 de nova produção contarão com altitude de cabine aprimorada e cabine e iluminação externa de LED. Essas atualizações também estarão disponíveis para modernização, disse Kuzi.

De acordo com a IAI, a visibilidade aprimorada proporcionada pela iluminação externa de LED do G280 aumenta a segurança da aeronave tanto em vôo quanto durante as operações em solo. Além disso, esta melhoria oferece melhor confiabilidade e menos requisitos de manutenção.

Desde o início do conflito militar em Gaza, a IAI tem enfrentado restrições nas operações de fabricação do G280. No entanto, abordando esta questão no final do mês passado na 45ª Conferência Anual Aeroespacial e de Defesa de Cowen, Phebe Novakovic, presidente e CEO da General Dynamics, empresa-mãe da Gulfstream, elogiou a equipe de gestão da IAI por contornar fatores como a convocação de funcionários para o serviço militar devido ao conflito.

“Enfrentamos desafios, mas estamos lidando com eles graças à nossa vasta experiência”, disse Kuzi para a AIN, acrescentando que a IAI pretende fornecer todo o hardware e sistemas necessários para o G280 atualizado. Kuzi também disse que a IAI desenvolveu um “sistema especial de entrega rápida” para garantir que os centros de serviços da Gulfstream em todo o mundo possam obter peças de reposição. “As mais novas tecnologias de fabricação são usadas nas linhas de montagem da IAI para atender aos mais altos requisitos de produção e garantir entrega no prazo”, disse Kuzi. [EL] – c/ fonte