Versão melhorada Epic E1000GX obtém aprovação da FAA, em 15.07.21

A versão mais recente da Epic Aircraft do seu monomotor de material composto turboélice E1000, o E1000GX, recebeu a aprovação (com certificação Tipo) da FAA, anunciou a fabricante de aeronaves com sede em Bend, no Oregon (EUA). As primeiras entregas serão iniciadas ainda neste mês.
A versão atualizada E1000GX, o E1000 de nova geração, apresenta desempenho e segurança aprimorados, graças à adição do sistema de controle de vôo automatizado Garmin GFC-700 e hélice pentapá de material composto Hartzell. As entregas da nova versão, que custa US$ 3,85 milhões, terão início neste mês.
O GFC-700 é um sistema de controle de vôo baseado em avançado AHRS (Attitude and Heading Reference System/Sistema referencial de proa e atitude), dispondo de diretor de vôo, piloto-automático, compensador de guinada e recursos de compensação automática, bem como proteção de descida de emergência e arremetida acoplada, tudo com intenção de inspirar confiança e assegurar segurança e operações de vôo suave.
“O Garmin GFC-700 é um produto verdadeiramente superior oferecendo integração total com a cabine de comando equipada com nossa suíte equipada com G1000 NXi, além de facilidade de uso e recursos avançados de segurança. É uma atualização perfeita do E100 de classe de linha mundial”, disse o CEO da Epic, Doug King.
“Também estamos vendo os benefícios da Hartzell pentapá, incluindo velocidade, subida, alcance, carga-paga e desempenho de decolagem aprimorados. Além disso, estamos experimentando operações mais silenciosas dentro e fora da cabine”, acrescentou Doug. A hélice pentapá têm lâminas injetadas com resina composta, reforçadas, com um aerofólio de menor espessura e alargado que otimiza o desempenho de vôo, incluindo aceleração de decolagem mais rápida e aprimorada velocidade, versatilidade e conforto.
A FAA aprovou o modelo E1000 original da Epic em novembro de 2019. Com fuselagem toda em fibra de carbono, o monomotor turboélice com motorização Pratt & Whitney PT6A-67A, de 1.200 SHP, voa cruzeiro a mais de 333 KT, opera em altitude de até 34.000 pés, com carga-paga superior a 2.200 lb. de 1.100 lb. com avião com abastecimento completo) e ascende com razão de até 4.000 pés /min.
Substituindo o E1000, o E1000GX está precificado a US$ 3,85 milhões. [EL] – c/ fontes