Manifestantes ambientais holandeses miram a aviação privada requerendo o fim de operações do segmento no Aeroporto de Maastricht-Aachen (Holanda-Alemanha), em 18.03.24


O editor-chefe da mídia de aviação AIN Charles Alcock postou no dia 14 nota intitulada “Dutch environmental protestors target private aviation” (Protestantes ambientais holandeses miram alvo na aviação privada”, para divulgar a última manifestação de protesto do grupo Extinction Rebellion requerendo o fim da operação da aviação privado no Aeroporto de Maastricht-Aachen (EHBK).

O Aeroporto de Maastricht-Aachen (EHBK) trata-se de um importante centro de carga e aeroporto regional de passageiros em Beek, em Limburg, na Holanda, localizado 5 MN a nordeste de Maastricht, na Holanda, e 15 MN a noroeste de Aachen, na Alemanha.

Alcock escreveu que o Extinction Rebellion e outros ativistas de mudanças climáticas organizaram um protesto no Aeroporto de Maastricht-Aachen, em Beek, no último dia 09. Os grupos procuraram destacar o aumento no tráfego de jatos privados operam no “Maastricht-Aachen” durante a feira aérea anual da TEFAF (The European Fine Art Foundation – uma organização de obras de arte e antiquado, sendo a TEFAF Maastricht amplamente considerada a principal feira mundial de belas artes, antiguidades e design, reunindo 7.000 anos de história da arte sob o mesmo teto, apresentando mais de 260 revendedores de prestígio de cerca de 20 países, como um “vitrine” das melhores obras de arte atualmente no mercado, reunindo tradicionais áreas de pinturas dos Antigos Mestres, antiguidades e antiguidades clássicas que cobrem cerca de metade da feira, e arte moderna e contemporânea, fotografia, joalharia, design do século XX e obras em papel).

De acordo com um consultor de segurança europeu que falou para a AIN sob condição de anonimato, as informações fornecidas pela sua empresa às autoridades locais foram fundamentais para prevenir violações da segurança aeroportuária e possíveis danos às aeronaves. A polícia local impôs ordens de emergência proibindo reuniões perto do aeroporto, que o Extinction Rebellion disse ter recebido 200 aeronaves privadas para o evento da TEFAF.

Os manifestantes marcharam na feira carregando cartazes pedindo a proibição total da aviação privada, em cenas que refletiram os protestos em toda a Europa no ano passado.

Especialistas em segurança disseram que são esperadas mais manifestações nos aeroportos holandeses, incluindo Groningen e Eindhoven, nas próximas semanas.

Realizando a sua conferência anual em Londres na semana passada, a Associação Britânica de Negócios e Aviação Geral (BBGAS – British Business and General Aviation Association) sentiu a necessidade de não divulgar o local exato, devido à preocupação em atrair manifestantes-protestantes ambientais. A conferência do ano passado foi interrompida por manifestantes que violaram a segurança do local. [EL] – c/ fonte