FAA propõe multa de US$ 175 mil contra provedora de fretamento texana por operação de jato executivo Hawker com leme danificado em 31 vôos remunerados, em 21.03.24
Conforme notícia da mídia AIN on line, pela redatora Sarah Rose, no dia 18, a agência de aviação civil americana FAA propôs uma penalidade civil de US$ 175.000 contra a operadora de fretamento aéreo Empyreal Jet, com sede em Houston, por supostamente operar um jato Hawker 800XP em condição não-aeronavegável após manutenção “imprópria”.
“Uma inspeção em setembro de 2022 encontrou trincas no revestimento do leme do jato”, alegou a FAA. “Em outubro de 2022, a Empyreal reinstalou o leme danificado e posteriormente operou o avião em aproximadamente 31 vôos comerciais. O pessoal da Empyreal escriturou em um registro de manutenção que havia substituído o leme quando na verdade reinstalou a peça original danificada”, também apontou a FAA.
A Empyreal tem 30 dias após receber a carta de execução da FAA para responder à FAA.
Com sede em Houston, no Texas, a Empyreal Jet opera uma frota de dois Hawker 800XP e um Bombardier Learjet 60, com um quadro de 15 funcionários.
A operadora não respondeu ao pedido de comentários da AIN até a publicação da notícia pela mídia. [EL] – c/ fonte