AMI Aviation demonstra King Air 200 com sistema SATCOM Starlink, da SpaceX, em 24.03.24


Depois de concluir o primeiro Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) para instalação de sistema de comunicação por satélite (SATCOM) Starlink, da SpaceX, em bimotor turboélice Beechcraft King Air 200/300, a AMI Aviation Services (da Flórida/EUA) disponibilizou um King Air 200 equipado com o sistema SATCOM  Starlink de um cliente para avião demonstrador (em vôos de demonstração do sistema) durante a programação no dia 19 da Convenção da AEA – Aircraft Electronics Assciation (associação de eletrônica aeronáutica) em Fort Worth, no Texas (EUA).

A mídia de aviação AIN foi convidada para um dos vôos de demonstração, que aconteceu no Aeroporto Perot Field/Fort Worth Alliance (KAFW), aeródromo público a 14 milhas (22,5 km) ao norte do distrito comercial central de Fort Worth, no dia 19.

O editor-chefe da mídia AIN Matt Thurber acompanhou um vôo-demo e escreveu um artigo com as impressões do uso do sistema.

Um dos benefícios de um sistema SATCOM é a disponibilidade no solo assim que o sistema é ligado. No vôo-demo, o serviço Starlink  “ganhou vida” logo depois que os pilotos acionaram os motores do King Air, e os seis convidados, incluindo Thurber, se conectaram e começaram a consumir a largura de banda do sistema Starlink.

Durante o vôo, Thurber fez uma videochamada usando o aplicativo Messenger, do Facebook, pelo seu celular e, em seguida, executou um vídeo pelo Facebook enquanto testava o sistema de gerenciamento de conteúdo da AIN no seu notebook. Thurber  revela que tudo funcionou como se estivesse no seu escritório, embora a chamada do Messenger tivesse um áudio que parecia que o chamador do outro lado estava entubado.

Com os seis passageiros usando vários dispositivos, juntamente com os pilotos usando EFB, os resultados pós-voo mostraram que nosso vôo experimentou velocidades máximas de download de mais de 300 Mbps e uploads de até 35 Mbps. Uma medição média de três minutos mostrou downloads de 150 Mbps. Para outras partes do vôo, os downloads ocorreram de 10 a 30 Mbps e os uploads de 5 a 10 Mbps. Fiz alguns testes de velocidade na “curta final” e durante o pouso e um mostrou download de 7,93 Mbps e upload de 3,7 Mbps, enquanto outro apenas um minuto depois saltou para download de 135,2 Mbps e upload de 8,73 Mbps. A latência é publicada como inferior a 90 milissegundos, mas durante o vôo de demonstração foi em média 26 milissegundos.

No King Air 200, a ESA – Electronically Steered Antenna (antena dirigida eletronicamente) é montada no topo da fuselagem, cerca de uma janela antes da porta de acesso (traseira – lado esquerdo); Thurber destaca que o King Air oferece muita flexibilidade na localização da antena, que pode ser montada na traseira (como no modelo 200 do vôo-demo) ou mais à frente perto da cabine, dependendo da necessidade do cliente e da configuração da fuselagem no topo do avião, isso evitando reposicionamento de outras antenas para abrir espaço para a ESA.

Fonte: AIN/Matt Thurber

A instalação do sistema Starlink pesa cerca de 48 lb. (22 kg) e inclui o ESA, um roteador Starlink (item opcional) e uma fonte de alimentação. O roteador Starlink é opcional e os compradores podem trabalhar com os revendedores para manter seu roteador original ou usar um roteador de sua escolha. No entanto, o roteador Starlink fornece acesso mais profundo ao sistema para solução de problemas pelos técnicos da SpaceX.

O processo de instalação do sistema Starlink no King Air leva cerca de uma semana, levando em consideração os serviços (intervenções) estruturais envolvidas na instalação da ESA e retirada dos componentes internos para colocação do roteador, fonte de alimentação e fiação.

O preço de comercialização (“varejo”) é de US$ 150.000, e os clientes podem solicitar o sistema diretamente de revendedores como AMI, Duncan Aviation, Clay Lacy Aviation, Pro Star Aviation, Banyan Aviation e em breve muitos outros.

Embora inicialmente tenha recebido pedidos diretamente online quando anunciou o Starlink para a aviação no ano passado, a a SpaceX desde então criou uma rede de revendedores. Os STC foram desenvolvidos pela AMI para o King Air 200/300 e pela Nextant Aerospace para vários modelos de jatos executivos. Embora revendedores possam se dar ao trabalho de desenvolver seus próprios STC, aqueles já aprovados estão disponíveis para aquisição na AMI e Nextant.

Enquanto os revendedores instalam sistemas Starlink, a SpaceX fornece suporte ao produto, e para isso montou uma equipe para apoiar os clientes da aviação executiva. Um aplicativo Starlink permite que os clientes façam diagnósticos iniciais. Para suporte adicional, os clientes usarão primeiro um sistema de tickets online para enviar um relatório à equipe Starlink, que promete responder rapidamente. Um número “0800” também será fornecido para situações de AOG (aeronave retida em solo). Para os problemas mais desafiadores, a equipe AOG pode contar com a ajuda dos engenheiros da Starlink.

O SATCOM de órbita terrestre baixa Starlink é criptografado de ponta a ponta, incluindo links de laser satélite para satélite. Os clientes podem usar sua própria VPN (virtual private network – rede privada virtual) para uma operação ainda mais segura. Uma VPN estabelece uma conexão digital entre um dispositivo de usuário e um servidor remoto de propriedade de um provedor (de VPN), criando um “túnel” (canal) ponto a ponto que criptografa dados pessoais, ‘mascara’ o endereço IP e permite evitar bloqueios de sites e firewalls na internet; trata-se de “túnel” seguro que ajuda provedores de serviços a trocar dados em redes não-seguras.

Existem mais de 5.000 satélites da rede Starlink em órbita, com mais unidades sendo adicionadas, e a cobertura sendo global.

Todos os serviços Starlink são fornecidos pela SpaceX e não existem provedores de serviços independentes. Dois planos mensais estão disponíveis: global de 20 GB por US$ 2.000 por mês (mais US$ 100/GB adicionais) e global ilimitado por US$ 10.000/ mês. Isso é muito inferior ao preço original do Starlink de US$ 25.000 por mês anunciado no ano passado e foi reduzido para ser mais competitivo, disse um porta-voz da SpaceXStarlink para a AIN. [EL] – c/ fonte