Jefferies aponta que, em março, estoque de jatos executivos usados aumentou 26% em relação ao ano passado, mantendo na média de um ano e ainda abaixo da média de cinco anos, em 29.03.24
O estoque disponível de jatos executivos usados continuou a subir em março, um aumento geral de 26% ano a ano (YOY) e de 21% para aeronaves com menos de sete anos de produção, de acordo com o analista de mercado financeiro Jefferies. Ao mesmo tempo, os preços caíram 4% no comparativo anual.
Citando a Amstat e seus próprios dados, a Jefferies apontou que 1.116 jatos executivos estão à venda neste mês até agora, em comparação com 1.094 em fevereiro passado (+ 22 jatos, ou 2,1%) e 883 em março de 2023 (+ 233 jatos, ou 26,4%).
O estoque representa 4,3% da frota total, o que ainda está abaixo do período de cinco anos com média de 5,1%, mas acima da média de um ano de 4,1%.
O estoque aumentou em todos os segmentos, liderado pelo aumento de 30% nos jatos médios disponíveis. O número de jatos de cabine larga à venda aumentou 25%, enquanto o estoque de jatos leves aumentou 24% no comparativo anual.
Os ganhos foram observados nos estoques disponíveis em todos os principais fabricantes, exceto a EMBRAER.
Uma redução de estoque dos jatos leves Phenom 300 e 100 disponíveis para venda ajudou a reduzir o estoque geral de aeronaves EMBRAER em 11% no comparativo anual, para 31 unidades. Isto representou uma fração disponível da frota de 2,6%.
As aeronaves Bombardier à venda aumentaram 18% em relação ao ano anterior, para 59 unidades, ou 3,3% da frota, enquanto o estoque Cessna Citation aumentou 25%, para 111 unidades, ou 3,4% da frota ativa, com mais jatos Mustang (C510) e Sovereign (C680) no mercado.
Dos principais fabricantes de aeronaves executivas, a Dassault – com a Família Falcon – teve o maior aumento de estoque, de 43%, mas a partir de uma base menor de 20 unidades à venda, isso representando 3,8% da frota ativa. O número de jatos Gulfstream à venda aumentou 31%, para 72 aparelhos, ou 3,6% da frota.
Dados da Amstat mostram que a Gulfstream já produziu 53 jatos G700, destes sendo 46 aparelhos para clientes, enquanto a fabricante aguarda a certificação Tipo do modelo pela FAA, para iniciar entregas aos clientes.
Quanto a preço de tabela, os modelos Dassault tiveram uma alta de 3% no comparativo anual, enquanto da redução de preço dos jatos Cessna Citation, de 2%, dos jatos da Bombardier, de 3%, dos jatos EMBRAER, de 10% (mesmo com a redução de estoque dos jatos Phenom) e de jatos Gulfstream, de 9%. [EL] – c/ fonte