Com novo acordo com a WFS, Ministério da Defesa do Reino Unido amplia suprimento de mistura de 40% de combustível de aviação sustentável para aeronaves da Força Aérea Real do Reino Unido, em 03.04.24


O Ministério da Defesa (MoD) do Reino Unido está aumentando a quantidade de combustível de aviação sustentável (SAF) suprido pela World Fuel Services (WFS) através de um novo acordo para 5,2 milhões de litros (1,4 milhões de galões).

O acordo anunciado pela fornecedora sediada no EUA no dia 28 segue um contrato anterior para fornecer 4 milhões de litros para atender as forças militares britânicas entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024.

O novo pedido cobre fornecimento entre julho e setembro e faz parte dos esforços de redução de carbono do Ministério da Defesa no âmbito de sua Estratégia Energética de Operação de Defesa publicada em dezembro de 2023.

O combustível fornecido é uma mistura de 40% de combustível de aviação sustentável (SAF) proveniente da Neste, sendo a parte renovável da matéria-prima produzida a partir de óleo de cozinha usado ou gordura animal.

A Royal Air Force (RAF) está assumindo o papel de liderança nesta estratégia, que se destina a alinhar-se com o compromisso Jet Zero do Departamento de Transportes do Reino Unido.

“Estabelecer a aquisição rotineira de combustível de aviação misturado com SAF é um passo inicial crítico para alcançar a estratégia Net Zero Aviation da Defesa”, explicou o vice-marechal da aviação Shaun Harris. “Isto foi desenvolvido para melhorar a resiliência das cadeias de abastecimento de energia da Defesa, bem como para alcançar a trajetória de redução das emissões de dióxido de carbono do governo do Reino Unido de 2020 a 2050”, completou o oficial.

A World Fuel Services (WFS) está intensificando seus esforços para ajudar na transição de aeronaves militares para SAF, expandindo a cadeia de abastecimento. “A nossa experiência em cadeias de abastecimento de combustível de defesa foi aperfeiçoada no Afeganistão, onde apoiámos a OTAN”, disse John Wynn, vice-presidente sénior da empresa para soluções governamentais. “Mais recentemente, recebemos o sistema implantável de distribuição de combustível a granel das Forças de Defesa Australianas. Aplaudimos a RAF, do Reino Unido, pelos seus esforços de liderança demonstrados ao elevar a fasquia com volumes maiores e compromissos mais longos”, completou Wynn.

De acordo com a Lei de Autorização de Defesa Nacional de 2023, o Departamento de Defesa do EUA recebeu um ano para escolher dois locais de teste a serem usados para um programa-piloto de uso de SAF. O departamento é obrigado a produzir um plano para que as aeronaves militares dos EUA usem pelo menos uma mistura de SAF de 10% nessas bases até 2028.

Desde 2015, a WFS entregou quase 40 milhões de galões de SAF para operadores de aviação executiva e comercial em todo o mundo. [EL] – c/ fonte