Bombardier publica Declaração de Produto Ambiental (EPD) do Challenger 650 e torna-se a primeira (e a única) fabricante de jatos executivos a divulgar o impacto ambiental de todo o seu portfólio de aeronaves, em 05.04.24


Com nota no dia 03, a fabricante canadense Bombardier anunciou que publicou a Declaração Ambiental de Produto (EPD – Environmental Product Declaration) para o seu jato médio Challenger 650, tornando-se a única fabricante de jatos executivos a divulgar o impacto ambiental cientificamente analisado de todo o seu portfólio de produtos.

A publicação de uma Declaração de Impacto Ambiental de Produto (EPD) para seu jato executivo Challenger 650 é o marco culminante do compromisso da Bombardier de desenvolver e publicar EPD para todas as suas aeronaves em produção até 2025. A publicação da EPD do Challenger 650, a última programada, aconteceu com mais de um ano de antecedência à meta estabelecida pela fabricante.

O modelo Challenger 650 juntou-se, em termos de EPD, às aeronaves Challenger 3500, Global 5500, Global 6500 e Global 7500, todo o portfólio da Bombardier, como os únicos jatos executivos do mundo a dispor de uma EPD.

“O papel das EPD não é carimbar nossas aeronaves como mais sustentáveis do que outras, mas sim assumir a responsabilidade pelo impacto ambiental que elas geram”, disse Jean-Christophe Gallagher, vice-presidente executivo de vendas de aeronaves e de Defesa da Bombardier. “Para os clientes, esses relatórios podem ser facilmente consultados como qualquer outro documento de especificação. Da mesma forma que fornecemos informações factuais sobre a largura incomparável da cabine da aeronave Challenger 650 em sua categoria ou sua confiabilidade líder de despacho, a Bombardier fornece publicamente informações factuais sobre o impacto ambiental de seus jatos executivos. Quanto aos benefícios para a indústria, as EPD podem ser acessadas como um guia de referência para direcionar áreas de melhoria nas quais temos experiência ou recursos para trabalhar no curto ou médio prazo”, promoveu Gallagher.

A Bombardier fornece acesso público à “pegada” ambiental de todas as suas aeronaves em produção em seu site. Todas as EPD dos jatos executivos da Bombardier estão disponíveis publicamente no site da fabricante prestando, entre outras informações, as emissões de CO2 das aeronaves geradas em cada uma das etapas da cadeia de valor – desde a extração de matéria-prima até o fim da vida útil da aeronave.

As EPD disponíveis publicamente para todos os seus jatos executivos em produção distinguem o legado de autenticidade e visão de futuro da Bombardier na definição da aviação executiva e incorporam a abertura que a Bombardier cultiva com sua clientela.

As Declarações Ambientais de Produtos (EPD) são parte integrante da extensa estratégia da Bombardier em direção a uma indústria aeroespacial mais sustentável, pois permitem que a empresa e os seus parceiros mitiguem proativamente a “pegada” ambiental dos seus produtos.

Em linha com o objetivo da empresa de liderar a aviação executiva sustentável, projetando produtos inovadores e ambientalmente responsáveis, a idéia original da Bombardier ao dotar-se de EPD para seus jatos executivos era analisá-los ao longo de seu ciclo de vida em relação a potenciais indicadores de impacto ambiental (por ex. de potenciais indicadores ambientais: a acidificação, a eutrofização, o aquecimento global, a criação fotoquímica de ozono, a utilização total de água doce e o potencial de escassez de água) e reunir informações essenciais para reduzindo a sua pegada ambiental em todas as fases da sua cadeia de valor.

A Bombardier iniciou esta análise científica quando desenvolveu a aeronave de ultralongo curso e alto desempenho Global 7500, líder do setor, e mais tarde transformou o exercício em uma iniciativa de transparência, quando a aeronave se tornou-se o primeiro jato executivo do setor da aviação executiva a receber uma EPD verificada por terceiros em 2020. Na sequência, a Bombardier publicou uma EPD “autodeclarada” para as aeronaves Challenger 3500 em 2022, para Global 5500 e Global 6500 em 2023. E, agora (2024), para a aeronave Challenger 650.

A Bombardier abriu novos caminhos no setor de jatos executivos com a EPD inicial que garantiu para o Global 7500 em 2020. A EPD foi desenvolvida por meio do Sistema Internacional EPD (International EPD System), que possui uma biblioteca de declarações para produtos de mais de 30 países na tentativa de promover transparência sobre os ciclos de vida ambientais. Verificado por terceiros de acordo com os padrões internacionais ISO, o EPD divulga informações detalhadas sobre um produto, desde a matéria-prima até o fim da vida útil, incluindo detalhes como emissões de CO2, ruído, consumo de água e outros indicadores-chave de impacto ambiental. [EL]