Duncan Aviation (no EUA) faz sua primeira instalação de sistema SATCOM Starlink, da SpaceX, em um jato Bombardier Global XRS, com STC da Nextant Aerospace, e já tem contratados outros sete serviços, em 09.04.24


A oficina de aviônica de satélite da Duncan Aviation, em Houston (Texas/EUA), concluiu sua primeira instalação de um sistema de satélite Starlink, da SpaceX. O sistema SATCOM de rede –  “constelação” – de satélites Starlink, de órbita terrestre baixa altitude (LEO – low-earth-orbit), fornece conectividade de alta velocidade em todo o mundo.

A instalação da Duncan Aviation foi em um jato executivo Bombardier Global XRS usando um Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) desenvolvido pela Nextant Aerospace.

A unidade de aviônica de Houston da Duncan tem contratada mais sete instalações SATCOM Starlink em sua programação, e duas delas serão para operadores de jatos do modelo Global XRS.

“Embora esta tenha sido nossa primeira instalação, as equipes de aviônicos e estruturas ficaram impressionadas com o STC e o kit bem organizados que nos permitiram realizar bem a instalação dentro das três semanas que havíamos alocado”, disse o gerente de sistemas por satélites de Duncan-Houston, Mark Winter. “Esperávamos encontrar alguns problemas, já que era nossa primeira instalação de Starlink, mas não poderia ter ocorrido de maneira mais tranquila”, completou Winter.

Segundo a Duncan Aviation, por ser o Starlink um sistema somente para internet, o processo de instalação é mais simples. “Embora tenha a capacidade de integração com sistemas de gerenciamento de cabine ou qualquer outro sistema da aeronave, não é necessário. Usando seus próprios dispositivos, como smartphones, tablets e laptops, os passageiros podem se conectar à rede virtual privada de seus escritórios, transmitir mídia, jogar ou fazer Facetime com a família e desfrutar de cobertura ininterrupta em todo o mundo”. [EL] – c/ fonte