Honeywell bate marca do motor HTF-7000 de 10.000 milhões de horas de vôo em 20 anos de serviço, e já desenvolve projeto para nova Família de motores de turbina a gás, em 14.04.24


O site da Honeywell Aerosapce posta página de blog com a nota da marca de 10.000 milhões de horas de vôo em 20 anos de serviço do motor turbofan para aviação executiva, para jatos de médio/supermédio porte, HTF-7000, com uma frota em operação no mercado (de mais de 3.200 motores em serviço) hoje respondendo por quase 2.000 horas de vôo diariamente.

“Esperamos fabricar mais de 400 motores da série HTF-7000 em 2024 e até 4.500 durante a próxima década, à medida que a demanda por jatos supermédios continuar a crescer”, disse Dave Marinick, presidente de motores e sistemas de potência da Honeywell. “Ao todo, prevemos uma produção de cerca de 8.000 motores ao longo da vida do programa. Esses números são uma homenagem aos milhares de funcionários da Honeywell – passados, presentes e futuros – que contribuíram para este programa histórico. Todos podemos sentir um enorme orgulho por alcançar este marco significativo de 10 milhões de horas”, acrescentou Marinick.

Alguns números do programa HTF-7000:
– faixa de empuxo de 6.500 a 7.500 lbf. de potência – limitada a ISA+15°C (86°F)
– taxa by-pass (taxa de derivação) 4,2
– diâmetro de fan de 34,2 pol. (86,87 cm), com peso seco de 1.364 lb. (618,7 kg)
– 5 modelos de motores certificados separadamente
– certificação para operação com mistura de combustível sustentável (SAF)
– taxa de confiabilidade de despacho de 99,99% de confiabilidade de despacho
– mais de 3.200 motores em serviço e contando
– mais de 10.000 milhões de horas voadas

A série HTF-7000, com cinco unidades, equipa os seguintes modelos:
– unidade HTF-7000: potência de decolagem de 6.944 lbf. equipando Bombardier Challenger 300
– unidade HTF-7350B: potência de decolagem de 7.530 lbf. equipando Bombardier Challenger 350
– unidade HTF-7250G: potência de decolagem de 7.765 lbf. equipando Gulfstream G280
– unidade HTF-7500E: potência de decolagem de 7.638 lbf. equipando EMBRAER Legacy 450/500
– unidade HTF-7500E: potência de decolagem de 7.638 lbf. equipando EMBRAER Praetor 600
– unidade HTF-7700L: potência de decolagem de 7.665 lbf. equipando Cessna Citation Longitude
A eficiência aprimorada de combustível do HTF-7000 é obtida por um fan de corda alargada sem amortecimento, tecnologia de aerofólio de compressor SLE, um combustor resfriado por efusão de baixas emissões, pás da turbina de alta pressão (HPT) resfriadas por transpiração e sistema FADEC de canal duplo. O HTF-7000 está disponível com nacele completa e reversor de empuxo.

O motor HTF-7000 foi projetado com múltiplos painéis de acesso e portas de motor para solução rápida de problemas. O motor HTF-7000 incorpora muitos recursos de manutenção que economizam tempo e custos. Unidades LRU (Line Replaceable Unit – unidade de reposição de linha) individuais podem ser substituídas em média em 20 minutos ou menos, sem calços, amarrações ou ajustes, usando ferramentas manuais padrão, com nada mais do que uma verificação de perda de energia. As trocas de motor rápidas – QEC – podem ser realizadas em três horas com dois técnicos. Usando o protocolo MSG-3 e 39 portas de boroscópio estrategicamente posicionadas para visibilidade de 360 graus de todos os componentes do caminho de gás, o HTF-7000 é um verdadeiro motor “em condições”.

Principais benefícios do motor HTF-7000:

  • capacidade de despacho aprimorada
  • melhor eficiência de combustível
  • menor custo de manutenção
  • “pegada” de ruído reduzida
  • confiabilidade de classe mundial
  • excelente durabilidade

“O primeiro motor HTF-7000 entrou em serviço em 2004 com o Bombardier Challenger 300, que redefiniu a categoria de jato supermédio e estabeleceu maiores expectativas para o tempo de atividade da aeronave, confiabilidade, eficiência de combustível e custo de propriedade”, disse Carl Kotlarz, diretor sênior de produto de motores de propulsão da fabricante. “Agora [hoje] existem mais de 3.200 motores da série HTF-7000 em serviço, equipando todos os jatos supermédios mais vendidos, incluindo o Challenger 3500, Gulfstream G280, Cessna Citation Longitude e dois modelos de aeronaves EMBRAER Praetor”, acrescentou Kotlarz.

Em 1998, Jeff Aitchison juntou-se à equipe de desenvolvimento do programa HTF-7000 como gerente estrutural. Hoje ele é o engenheiro-chefe sênior do programa. “Tem sido incrível estar envolvido tanto no desenvolvimento inicial quanto nas fases de serviço deste programa”, disse Aitchison. “Decidimos desenvolver um motor que tivesse baixo custo de manutenção e alta confiabilidade, e a família de motores HTF-7000 correspondeu às nossas mais altas expectativas nas últimas duas décadas”, completou Aitchison.

Os modelos turbofan HTF-7000 são reconhecidos pela confiabilidade, disse Kotlarz. “Ano após ano, os motores da série HTF-7000 alcançam novos patamares em termos de confiabilidade de despacho, também conhecida como apto para missão. Estamos entre os melhores do setor nessa categoria, que é muito importante para os departamentos de vôo e passageiros. Ninguém quer sofrer atrasos ou cancelamentos devido a problemas de manutenção”, observou Kotlarz.

Aitchison disse que vários fatores tornam a família de motores HTF-7000 ultraconfiável. “Foi a primeira família de motores que projetamos para manutenção no estado sob condições [de operação – on-condition maintenance]. Também utilizamos técnicas como testes de vida útil acelerados para tornar os componentes mais confiáveis e fomos pioneiros no uso de análise de dados para estender os intervalos de manutenção. Os motores são fáceis de manter on the wing [em asa – [instalados em aeronave] porque a maioria das unidades substituíveis em linha podem ser trocadas em 20 minutos ou menos com ferramentas de rotina”.

A Família turbofan HTF-7000 é assistida por uma rede de suporte global que inclui mais de 22 centros de serviços treinados.

Vinte anos após a sua introdução, a Família de motores HTF-7000 ainda é altamente relevante. Espera-se que a demanda por jatos supermédios com alcance longo – “costa a costa” – mantenha os fabricantes de aeronaves e motores funcionando pelo menos durante a próxima década.

Ao mesmo tempo, Marinick diz que a Honeywell está olhando para o futuro com planos de projeto – na “prancheta” – para uma nova geração de motores turbofan, que deverá entrar em serviço no início da próxima década.

“Aproveitando o sucesso da nossa família de motores HTF-7000, estamos atualmente desenvolvendo uma nova Família de motores de turbina a gás que serão mais leves, mais silenciosos e mais potentes, com capacidade de funcionar com combustível de aviação 100% sustentável”, disse Marinick. “Também estamos impulsionando a inovação com avanços como sistemas elétricos e propulsão com combustíveis alternativos”, Marinick completou. [EL]

Família motor/turbofan série HTF-7000:
https://aerospace.honeywell.com/us/en/products-and-services/product/hardware-and-systems/engines/htf7000-turbofan-engine

Brochura motor HTF7000:
https://aerospace.honeywell.com/content/dam/aerobt/en/documents/learn/products/engines/brochures/A60-1475-000-000-HTF7000TurbofanEngine-bro.pdf

Plano de Serviço de Manutenção:
https://aerospace.honeywell.com/content/dam/aerobt/en/documents/learn/products/engines/brochures/N61-1540-000-001-MSP-bro.pdf