Usina de asfalto para obra de pavimento do aeroporto é descarregada de navio no porto de Fernando de Noronha, e implantação pode levar até 10 dias em 22.04.24
Usina de asfalto para obra de pavimento do aeroporto é descarregada de navio no porto de Fernando de Noronha
Fonte: g1 – 09/04/2024
Uma “megaoperação” foi montada no Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha, para descarregar a usina de asfalto destinada para suprir a obra de recuperação do pavimento da pista do aeroporto da ilha. Na segunda dia 08, o porto foi fechado para a ação, que mobilizou profissionais portuários, servidores do governo do Estado de PE e trabalhadores da empreiteira responsável pela obra.
Foi preciso esperar ponto alto da maré, que chegou a 2,70 m. Uma espécie de rampa foi colocada entre o navio e o cais e uma carreta puxou a usina, que foi removida do navio.
O equipamento foi transportado de navio de Recife para Noronha.
A usina de asfalto pesa 30 toneladas e mede 22 m. de comprimento.
O sucesso da operação foi motivo de comemoração.
O diretor da empreiteira responsável pela obra, Paulo Bouwman, ficou emocionado. “Nosso trabalho foi recompensando, valeu a pena o esforço. Até agora, esse foi o momento mais difícil da obra”, disse Bouwman.
O gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (SEMOBI), Antônio Olímpio Filho, também comemorou o sucesso da operação. “Essa usina foi fabricada para a obra, com tamanho especial para Noronha. Ficamos felizes com a execução. Trabalhamos essa logística para trazer do Recife todo equipamento com segurança e deu certo”, falou Olímpio Filho.
Condições locais podem demandar até 10 dias para transporte da usina até canteiro de obra
Fonte: g1 – 10/04/2024
O transporte da usina de asfalto que vai ser utilizada na obra do aeroporto de Fernando de Noronha pode durar até 10 dias. Isso porque, mesmo depois do desembarque do equipamento, profissionais da empreiteira responsável pelo serviço e os técnicos do governo do Estado de PE têm dificuldades para transportar a usina.
Na terça-feira (9), foi realizada a mobilização para remoção do equipamento do cais do porto. As curvas e as ladeiras são as maiores dificuldades. Em um trecho, foi preciso remover parte do asfalto para a carreta passar.
O gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (SEMOBI), Antônio Olímpio Filho, informou que a usina deve ser levada para a sede da empreiteira que vai executar a obra, na Vila do Trinta.
O percurso do Porto de Santo Antônio até o aeroporto, onde vai ser executado o serviço, tem 7 km. A carreta vai passar pela BR-363 e vai ser necessário remover uma árvore, além de retirar alguns postes. Por isso, Antônio Olímpio Filho acredita que, para concluir o transporte até o canteiro de obras, será necessário até dez dias.
“Nós já iniciamos a negociação com a Administração da Ilha, para supressão da árvore, além da Neoenergia para retirar postes e cabos. Para chegar no aeroporto, acredito que podem levar até dez dias, mas podemos executar antes disso”, disse Olímpio Filho.