Dados da analista financeira Jefferies Research apontam, em março, alta no estoque de jatos executivos usados (exceto de aeronaves EMBRAER), com maior percentual da frota ativa, e ligeira redução de preço, em 24.04.24


O editor-sênior da mídia AIN Curt Epstein postou no dia 17 nota para o último relatório mensal da analista de mercado financeiro Jefferies Equity Research relativo ao mercado de jatos executivos usados.

O estoque de jatos executivos usados representa agora 4,8% da frota em serviço, de acordo com o último relatório mensal da analista de mercado financeiro Jefferies Equity Research, mas permanece 67% abaixo do “pico” do mercado de agosto de 2009.

Em março, houve 1.116 jatos à venda contra 922 em abril de 2023, uma diferença de 194 aeronaves (+21%).

Para aeronaves “semi-novas” – com menos de 7 anos de fabricação – houve um aumento de 27% na base de comparação anual (YoY), para um contingente 3,7% da frota ativa.

Os jatos de médio porte no mercado aumentaram 31% em termos anuais, seguidos pelos jatos leves (+28%) e jatos de cabine larga (+16%).

Entre os principais fabricantes de aeronaves, todos tiveram estoque com crescimento – com exceção da EMBRAER, que viu a disponibilidade de suas aeronaves diminuir em 19%, para 29 jatos.

O relatório da Jefferies também observou que o preço médio dos jatos usados diminuiu 2% no comparativo anual, mas aumentou 1% na comparação mês x mês.

Em janeiro, a atividade de jatos executivos no EUA caiu 5% em relação ao ano anterior, mas permaneceu 6,6% acima dos níveis de 2019. Janeiro é mês mais recente reportado pela FAA.

Na Europa, em fevereiro, os vôos em jatos executivos foram ligeiramente mais ativos, com o tráfego aumentando 3,9% em relação ao ano anterior e aumentando 8,1% em relação aos níveis de 2019, Fevereiro é o mês mais recente reportado pelas autoridades de aviação civil européia.

 “Tendemos a acreditar que este ambiente é um bom presságio para os jatos executivos”, afirmou o relatório da Jefferies, “já que continua a haver uma percepção de risco em torno das viagens aéreas comerciais, o que tem apoiado a rápida recuperação do tráfego de jatos executivos”.

Para este ano, a Jefferies prevê um crescimento de 19% na entrega de jatos executivos de nova produção, estimulado pela entrada em serviço do novo produto-top de linha da Gulfstream, o modelo cabine larga de ultralongo alcance G700, e pelo aumento da fabricação do supermédio-largo Falcon 6X, da Dassault. [EL] – c/ fonte