GAMA divulga documento com recomendações para reguladores e legisladores europeus para apoio da aviação elétrica, traçando um caminho para o futuro eletrificado da aviação na Europa, em 25.04.24
A Associação de Fabricantes da Aviação Geral (GAMA – General Aviation Manufacturers Association), com endosso de seu comitê de líderes da Europa, expôs os principais financiamentos, políticas e outras estratégias em um documento novo – do gênero Position Paper (Documento de Posicionamento) no âmbito da série Mobilidade Aérea Avançada (AAM – Advanced Air Mobility) – abril 2024 -, com título de “Recomendações para Aceleração do Desenvolvimento do Setor da Aviação Elétrica na Europa”.
Lançado durante a feira de aviação Aero Friedrichshafen, na Alemanha, recém acontecida, o documento (guia) fornece uma série de recomendações aos reguladores e decisores políticos europeus para promover o surgimento da aviação eléctrica.
“Recommendations for Accelerating the Development of the Eletric Aviation Sector in Europe” – Advanced Air Mobility series – abril 2024:
https://gama.aero/wp-content/uploads/GAMA-White-paper-Recs-for-Electric-Aviation-Sector-in-Europe-2024-0417.pdf
As recomendações cobrem quatro áreas principais que a GAMA considera essenciais para apoiar o sector nascente:
– reforço do financiamento público;
– reforço das cadeias de abastecimento em toda a Europa;
– estabelecimento de uma política apropriada; e,
– financiamento e apoio adequadamente da agência EASA.
No domínio de financiamento, a GAMA apoia o alargamento do âmbito e da acessibilidade dos programas existentes para apoiar investigação científica e desenvolvimento tecnológico (I&D) e a produção, tais como a revisão da política de empréstimos para o transporte do Banco Europeu de Investimento, para incluir tecnologias de aviação hipocarbônicas.
A GAMA incentiva o desenvolvimento de sinergias na cadeia de abastecimento e nos programas existentes, tais como tecnologias de baterias para os setores rodoviário e aeronáutico e infraestruturas de matérias-primas.
A GAMA apelou ainda para o advento de uma política que apoie o desenvolvimento de infraestruturas elétricas robustas.
A associação aponta para uma política visando capacitação de rede e aporte de recursos adequados para a EASA, para que a agência possa realizar projetos de certificação e regulamentação que abram caminho para a colocação dos produtos aeronáuticos para a aviação eletrificada no mercado. [EL]