Daher comemora 30 anos de participação na feira de aviação alemã Aero Friedrichshafen com exibição dos modelos TBM-960 e Kodiak 100, em 28.04.24
Conforme nota no dia 17, o envolvimento da Daher e de suas empresas antecessoras durante as três décadas do “encontro de aviação” na feira Aero Friedrichshafen foi marcado pela presença das duas Famílias de aeronaves (monomotor) turboélice da Daher na edição do evento 2024: o sofisticado e de alto desempenho TBM e o utilitário STOL (decolagem e pouso curtos) Kodiak. Na feira, a Daher apresentou seu top de linha TBM-960 junto com o Kodiak 100.
A Aero Friedrichshafen tornou-se a mais importante feira de aviação geral da Europa, com a Daher e empresas precursoras como a SOCATA contribuindo para o sucesso do evento, expondo, desde a sua criação, em 1994, aeronaves legadas de motorização a pistão Rallye e de treinamento/passeio TB.
“Na feira de 2024, estamos nos concentrando nas ações de nossa empresa que contribuirão para tornar a aviação geral mais sustentável, conforme destacado pelo papel de Daher no demonstrador de aeronaves híbridas de propulsão distribuída EcoPulse em colaboração com Airbus e Safran”, afirmou Nicolas Chabbert, CEO da Divisão de Aeronaves de Daher. “Além disso, o sucesso comercial contínuo de nossas famílias de aeronaves monomotores turboélice TBM e Kodiak ressaltam a importância que os proprietários e operadores estão dando ao uso de aeronaves eficientes. O próximo passo será o aumento da disponibilidade de combustível de aviação sustentável [SAF] para reduzir ainda mais o impacto do carbono”, falou Chabbert.
Durante coletiva de imprensa de abertura da feira, Chabbert anunciou que o primeiro Kodiak 100 Série III na configuração modelo ano 2024 será entregue na Europa ainda neste ano pela Rheinland Air Service GmbH – que é a distribuidora autorizada Kodiak e TBM da Daher para a Áustria e Alemanha.
A versão mais recente do Kodiak 100 Série III é caracterizada pelo aumento do peso de pouso (MLW) para 3.286 kg. (acima de 3.034 kg, um aumento de 262 kg, ou 8,3%), juntamente com um maior peso máximo zero combustível (MZFW) próximo do peso máximo de decolagem (MTOW) de 3.203 kg, para permitir mais carga-paga. Como outro recurso, os acessórios plug-and-play facilitam a adaptação da aeronave aos flutuadores (para operação anfíbia) Aerocet.
Chabbert também confirmou que a hélice Hartzell pentá de composite é agora um recurso padrão na nova produção Kodiak 100, enquanto a hélice metálica Hartzel quadripá está disponível como opcional.
As aeronaves Kodiak 100 Série III são equipadas com painéis de áudio Bluetooth como um elemento adicional para o conforto dos passageiros, e o avião pode ser equipado com pneus maiores de 29 polegadas para melhor operação em pistas de pouso com piso não-preparado. Os operadores também se beneficiam do programa de manutenção Kodiak Care de quatro anos da Daher.
Além da sua rede de serviços para clientes TBM e Kodiak, a Daher resgistra que continua comprometida em fornecer peças e conhecimento técnico para a frota ativa de aviões com motor a pistão legados de seus antecessores representados no Aero Friedrichshafen 2024 pela participação do European Rallye e Grupo de proprietários de aeronaves “TB”.
Conforme notícia pela mídia AeroNews, na feira Aero Friedrichshafen a Daher celebrou uma transação notável com a assinatura de um pedido repetido para TBM, no caso um TBM-960, envolvendo os empresários alemães Hubert Kristen e Peter Dirkorte.
Kristen e Dirkorte, parceiros de negócios baseados no norte da Alemanha, utilizam um TBM-960 para suas viagens de negócios desde 2023. O novo pedido, com entrega prevista para o próximo ano, reflete sua satisfação com o desempenho da aeronave e seu papel no apoio à expansão de suas atividades empresarias em toda a Europa. A assinatura contou com a presença de figuras importantes, incluindo executivos da Divisão de Aeronaves da Daher e representantes da Rheinland Air Service, distribuidora autorizada de aeronaves TBM e Kodiak na Áustria e na Alemanha.
Chabbert, CEO da Divisão de Aeronaves da Daher, expressou gratidão pela confiança que Kristen e Dirkorte depositaram no TBM-960, destacando sua eficiência operacional e baixo consumo de combustível como atributos vitais no mercado atual com consciência ambiental. “O novo pedido destaca os benefícios do TBM-960 como uma solução de viagens altamente eficiente na Europa”, observou Chabbert durante uma cerimônia pelo acordo.
Dirkorte destacou as excelentes capacidades de alcance e carga-paga da aeronave, que se alinham perfeitamente com as demandas logísticas de seus negócios. Tanto ele como Kristen elogiaram o TBM-960 pela sua relação custo-benefício em comparação com os jatos e pela sua capacidade de operar em pistas mais curtas, aumentando assim o acesso a mais aeroportos – uma vantagem significativa para as suas operações em missões de negócios.
Um ponto-chave no negócio reiterado por Kristen foram os recursos avançados de segurança do TBM-960, incluindo o sistema de pouso automático Home Safe (baseado na plataforma Autoland, da Garmin), que aumenta a segurança operacional, especialmente para operações frequentemente conduzidas por um único piloto (single pilot). Esta tecnologia oferece não apenas segurança, mas também tranquilidade para a tripulante e passageiros. [EL]