ForeFlight lança recurso de reporte de turbulência por informações de seu receptor Sentry+ (ADS-B portátil), em 29.04.24


O editor chefe da mídia AIN Matt Thurber escreveu post no dia 22 divulgando que a ForeFlight lançou um recurso de reporte de turbulência que obtém informações de seus receptores Sentry e Sentry+ ADS-B In. O recurso de turbulência reportada captura dados de sensores de sistema AHRS (Attitude and Heading Reference System – sistema de referência de proa e atitude) com unidades Sentry quando o dispositivo – tablet (iPad) – de um piloto está conectado à internet, seja em vôo, caso havendo a conexão, ou em solo, após o pouso ou antes de decolagem.

De acordo com Thurber, ao contrário de reportes subjetivos de turbulência dos pilotos, que dependem das diferentes percepções de intensidade dos pilotos, os dados dos dispositivos Sentry (ADS-B portátil) são objetivos e derivados dos sensíveis sensores de atitude das unidades. As informações tradicionais sobre turbulência são baseadas em reportes de pilotos, que geralmente são tendenciosos no sentido de fornecer mais reportes de turbulência e menos reportes de ar calmo, bem como modelos de previsão de turbulência e prognósticos de vento em altitude, todos os quais os pilotos usam para tentar prever e evitar turbulência enquanto planejam vôos, aponta a ForeFlight.

Os reportes de turbulência são gerados a partir dos dados dos recursos Sentry e mostram níveis variados de intensidade, de suave a severo, em altitudes voadas por aeronaves equipadas com os dispositivos Sentry. Os relatórios são gerados para todo o mundo e o ForeFlight já capturou dados de turbulência de todos os sete continentes.

Imagem por AIN on line

Para acessar as novas informações de turbulência, os usuários do ForeFlight selecionam o estrato de turbulência reportada no modo de mapa (map mode) e depois ajustam a altitude desejada usando o controle deslizante (slider). Atmosfera calma é representada como um ponto cinza no mapa, enquanto a turbulência é mostrada em três cores: leve (amarelo), moderada (laranja) e severa (laranja escuro). O toque em qualquer um dos pontos traz o “reporte de altitude do vôo, velocidade [air speed] e tipo de aeronave, bem como o horário/tempo de emissão do reporte de turbulência, até cerca de seis horas”, de acordo com o ForeFlight. O estrato de turbulência é exibido tanto no mapa como nos perfis de visualizações.

As informações de turbulência reportadas, quando entregues através do sistema de conectividade aérea de uma aeronave, não são em tempo real, pois algum processamento precisa ocorrer. “É quase em tempo real”, disse Cole Crawford, gerente sênior de produtos do ForeFlight Labs. “O menor tempo que vi foi de seis minutos. Se você tiver uma conexão ativa, o tempo de resposta [geralmente] leva de 10 a 15 minutos porque estamos tentando otimizar o uso da rede”, explicou Crawford.

Dezenas de milhares de unidades Sentry foram entregues e os pilotos que voam em todos os tipos de aeronaves as utilizam. Normalmente, há cerca de 1.200 reportes por pilotos de turbulência no EUA por dia, mas as informações de turbulência geradas pelo Sentry já são “ordens de magnitude maiores”, revelou Crawford.

O recurso de turbulência reportada não depende do acesso do Sentry às estações terrestres ADS-B, apenas da captura de dados do sensor e do compartilhamento com o ForeFlight. O Sentry+ possui um recurso de transmissão para que possa se conectar ao roteador Wi-Fi de uma aeronave e à internet quando a conectividade estiver disponível – e a um tablet ao mesmo tempo.

Existem dois níveis de serviço de turbulência relatados disponíveis: low [para baixa altitude] e all [geral]. O serviço de cobertura em baixa altitude baixo (até 14.000 pés) – low level – está incluído nos planos de assinatura ForeFlight Pro Plus e Performance Plus quando os usuários registram seu Sentry/Sentry+ em sua conta ForeFlight.

Uma vez registrado, o ForeFlight oferece um desconto de 50% em todas as camadas (normalmente US$ 100). Não é necessário um Sentry para visualizar a camada (estrato) de turbulência relatada, nem o registro do Sentry. Os usuários do ForeFlight podem comprar low level por US$ 50 ou a cobertura geral (All) toda por US$ 100 sem registrar (ou ter) um Sentry.

“Ninguém gosta de voar em meio à turbulência, seja pilotando um monomotor a pistão ou na retaguarda de um jato”, disse Henrik Hansen, diretor de tecnologia da ForeFlight. “É por isso que estamos entusiasmados em fornecer esta nova ferramenta inovadora para planejar turbulência usando dados reais de turbulência em vôo, uma capacidade à qual a maioria dos pilotos nunca teve acesso antes. Esta inovação é uma prova de nossa engenharia de ponta e design robusto de produto, bem como do potencial transformador do ADS-B portátil quando amplamente adotado. Estamos entusiasmados em ver como esse recurso aprimora o planejamento de voo para todos os usuários do ForeFlight”.

A recente atualização do ForeFlight, que inclui turbulência reportada, também traz de volta o popular radar de inclinação (tilt) mais baixa do EUA, com nova latência mais baixa e resolução espacial aprimorada, além de um seletor de fator de pouso e cartão TOLD para o serviço de análise de pista. [EL] – c/ fonte