Diamond e LAT – Lufthansa Aviation Training conduzem testes de vôo do eDA-40 (variante elétrica do monomotor DA-40), em ambiente de vôo de treinamento em vôos locais em Dübendorf, em 04.05.24


Em nota do 17 de abril, a Diamond Aircraft divulgou notícia de testes de vôo da variante elétrica do monomotor DA-40 (eDA-40) numa parceria com a LAT – Lufthansa Aviation Training.

Conforma a nota, dando continuidade ao “emocionante” desenvolvimento da aviação eletrificada, a Diamond Aircraft, juntamente com a Lufthansa Aviation Training (LAT), uniram forças sob o seu acordo de cooperação estratégica para lançar o inovador eDA-40 para plataforma de treinamento de vôo profissional. No âmbito desta colaboração, as duas empresas testaram em conjunto o eDA-40 num ambiente de treino real no aeroporto de Dübendorf (LSMD), na Alemanha.

Entre os dias 10 e 12 de abril, a Diamond e a LAT conduziram avaliações operacionais rigorosas no e-DA40 totalmente elétrico. A LAT, uma especialista experiente do setor, colocou a aeronave à prova em seu ambiente de treinamento de vôo profissional com o objetivo de avaliar sua praticidade, eficiência e impacto geral nos fluxos de trabalho diários. Foram realizados cinco vôos envolvendo quatro pilotos da LAT, trabalhando em estreita colaboração com a equipe da Diamond Aircraft Austria composta por engenheiros e pilotos de testes de vôo.

Os resultados ajudarão a Diamond Aircraft a desenvolver ainda mais a aeronave eletrificada para treinamento de vôo, ao mesmo tempo que fornecem dados valiosos à medida que exploram a melhor forma de operar uma frota mista de treinamento de e-DA40 e DA-40NG (de motorização convencional – com motores Austro alimentados por QAv/JET-A.

O eDA-40 é um derivado da atual série DA-40 certificada, será o primeiro avião elétrico certificado em sua categoria e a forma mais ecológica de aprender a voar, promove a Diamond. A certificação básica da EASA está prevista para 2025.

O feedback dos pilotos da LAT foi inestimável e os resultados foram unânimes: o produto atendeu às expectativas. Os pilotos da LAT ficaram surpresos com a facilidade de operação da aeronave e com tamanha semelhança com o DA-40NG. E também comentaram positivamente que a aeronave elétrica não só apresenta um nível de ruído mais baixo durante o vôo, mas também é surpreendentemente silenciosa dentro da cabine. Como os principais resultados, foram obtidos:
– integração perfeita: o eDA-40 integra-se perfeitamente aos fluxos de trabalho existentes, aumentando a eficiência sem interromper os processos estabelecidos.
– satisfação do usuário: todos os participantes expressaram sua satisfação, enfatizando o design amigável e as funcionalidades intuitivas do produto.
– excelência de desempenho: o desempenho do produto demonstrou sua confiabilidade e robustez.

“Estamos entusiasmados com os resultados positivos da nossa colaboração com a LAT e com o seu valioso feedback e cooperação. Nosso eDA-40 representa nossa visão compartilhada de excelência e praticidade”, disse Liqun (Frank) Zhang, CEO da Diamond Aircraft Austria. “Enquanto nos preparamos para certificar esta solução sustentável, a Diamond continua comprometida com a inovação, qualidade e satisfação do cliente. Acreditamos que a avaliação bem-sucedida deste produto marca o início de uma nova era no treinamento de voo profissional sustentável”, completou Zhang.

“A European Flight Academy, a escola de vôo do Grupo Lufthansa, não se dedica apenas aos mais elevados padrões de formação, mas também se compromete com novas abordagens para promover a sustentabilidade na aviação. Estamos muito satisfeitos por fazer parte do processo de desenvolvimento do eDA-40. Dá-nos uma compreensão profunda da nova tecnologia utilizada e permite-nos utilizá-la para a formação mais avançada”, resumiu Matthias Spohr, CEO da Lufthansa Aviation Training. [EL]