ZeroAvia expande abordagem de mercado em propulsão por células de hidrogênio e proclama grande expansão de marketing para a tecnologia, em 05.05.24
A ZeroAvia, líder em tecnologia de aviação elétrica a hidrogênio, anunciou em abril uma expansão significativa em sua abordagem de mercado, passando a oferecer alguns de seus componentes proprietários a outros inovadores no setor de aviação “limpa”. Esta medida estratégica visa capitalizar a crescente procura de soluções de aviação sustentáveis e aumentar o seu impacto na redução dos danos ambientais causados pela aviação.
A ZeroAvia iniciou o processo de certificação, ora em andamento e progresso, do seu motor ZA-600 (de 600 kW), projetado para aeronaves de até 20 assentos, e está avançando no desenvolvimento do motor ZA-2000 (de 2.000 kW), para aeronaves de até 90 assentos.
Como parte de sua estratégia de crescimento, a ZeroAvia está abrindo um novo centro de excelência em propulsão em Paine Field, em Everett, ao norte de Seattle, no EUA. O novo centro da ZeroAvia não só produzirá sistemas de propulsão elétrica, mas também hospedará as operações contínuas de pesquisa e desenvolvimento da empresa.
A instalação foi inaugurada no dia 24 de abril numa cerimônia com a presença de autoridades e figuras notáveis, incluindo o governador do Estado de Washington, Jay Inslee, e os representantes da administração federal Rick Larsen e Suzan DelBene.
Esta expansão tem como pano de fundo a missão mais ampla da empresa de dominar o mercado de propulsão da aviação comercial, ao mesmo tempo que aumenta o valor para os acionistas e aborda os impactos climáticos no setor.
Além de sua linha de produção de 136.000 pés² (12.630 m²) em Everett, na área de Seattle, a ZeroAvia também planeja construir um Centro de Excelência em Hidrogênio. A empresa agora está explorando locais para essa instalação.
A ZeroAvia divulgou que está em discussões ativas para apoiar uma série de empresas que trabalham em seus próprios planos para aeronaves movidas a eletricidade e hidrogênio. “Pretendemos garantir o máximo possível de participação de mercado para sistemas de propulsão de aviação comercial, pois isso aumentará nosso valor para os acionistas e garantirá que entregamos no combate ao impacto climático no setor”, disse o fundador e CEO da ZeroAvia, Val Miftakhov. “Embora o mercado para nossos motores seja de milhares de motores em aeronaves comerciais, haverá outras aplicações que não estão estrategicamente alinhadas com nossa oferta completa de motores, mas onde nossas tecnologias podem desempenhar um papel importante na cadeia de fornecimento para outros fabricantes”.
Os componentes agora disponíveis no mercado, para clientes-fabricantes terceirizados, incluem motores elétricos avançados, como um motor de acionamento direto com potência máxima de 660 kW kW capaz de velocidades de até 2.200 RPM e o motor modular HyperCore, de 900 kW, capaz de atingir velocidades de até 20.000 RPM, bem como inversores de carboneto de silício – simples (225 kW de pico/200 kW contínuo) ou duplos (450 kW de pico/400 kW) – e configurações de células de combustível de membrana de troca de prótons (PEM – Proton Exchange Membrane) de baixa e alta temperatura. A ZeroAvia divulgou que seus PEM podem ser personalizados para múltiplas aplicações de células de combustível de asa fixa e elevação vertical. Esses componentes são parte integrante dos motores elétricos a hidrogênio da ZeroAvia e são projetados para atender aos rigorosos padrões aeroespaciais, garantindo alto desempenho, confiabilidade e conformidade com as regulamentações ambientais.
O governador de Washington Inslee destacou a importância deste desenvolvimento para o futuro econômico e ambiental do Estado, enfatizando a liderança do Estado em inovações em energia limpa.
A representante DelBene também elogiou a iniciativa, observando o potencial da tecnologia de células de combustível de hidrogênio para revolucionar a indústria da aviação.
Este movimento da ZeroAvia sublinha uma mudança estratégica no sentido de uma maior integração na cadeia de abastecimento aeroespacial, com o objetivo de estabelecer novos padrões na tecnologia da aviação e, ao mesmo tempo, promover uma indústria mais sustentável. [EL] – c/ fontes