UBRABIO reúne empresas e especialistas para debater o SAF no Brasil, no Fórum Biodiesel e Bioquerosene, em 08.05.24


A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (UBRABIO) realizará no mês de junho o I Fórum Biodiesel e Bioquerosene – Tecnologia e Inovação com o objetivo de reunir especialistas, empresas e tomadores de decisão para impulsionar o mercado de biocombustíveis no Brasil, incluindo o combustível sustentável de aviação (SAF). O encontro está marcado para os dias 05 e 06 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

O encontro faz parte da programação da FENAGRA – Feira Nacional do Agronegócio, evento que promove exposições e congressos, englobando os mercados de nutrição animal, frigoríficos, graxarias, indústrias de processamento de óleos vegetais e biodiesel. Em 2024, será realizada a 17ª edição e terá a parceria e o apoio de diversas entidades como a ABRA, SBOG, Sindirações, CBNA, ABISA, FACTA e Sincobesp.

O Fórum tem como objetivo reunir dirigentes, tomadores de decisão e técnicos das principais empresas da cadeia produtiva do Biodiesel e do Bioquerosene e, também, de especialistas e pesquisadores dos biocombustíveis e da indústria de insumos, equipamentos, veículos, maquinários e agentes financeiros para discutir tecnologias, inovações, rotas, precificação, qualidade, novidades do mercado, investimentos, financiamentos e temas relacionados ao aproveitamento e eficiência energética.

Segundo o CEO da UBRABIO, Donizete Tokarski, o evento será uma oportunidade para que os debates sobre biocombustíveis extrapolem o campo político e avancem para a parte de conhecimento e de oportunidades de negócios. Por essa razão, o foco é apresentar tecnologias que auxiliem os tomadores de decisão a investir nesse mercado no país.

“O que estamos fazendo é proporcionar à sociedade, aos dirigentes das empresas, aos tomadores de decisão das empresas, essa leitura do que está acontecendo em inovação tecnológica, em termos dos avanços das políticas públicas, o que pode ser feito, os caminhos para a sociedade utilizar combustíveis de melhores qualidade”, Tokarski falou.

Entre os palestrantes confirmados estão Gilberto Peralta (presidente da Airbus), Otávio Cavalett (Boeing), Amanda Gondim (coordenadora da RBQAV – Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação), Marcelo Lyra (refinaria ACELEN), todos totalmente ligados ao desenvolvimento dos combustíveis sustentáveis de aviação (SAF).

Na programação ainda estarão presentes representantes do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da EMBRAPA, da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e de empresas do setor de biocombustíveis no Brasil.

“É uma oportunidade única do ponto de vista empresarial. O que queremos é que os investidores e tomadores de decisão possam ter um olhar mais amplo sobre esse mercado”, pontua Tokarski. “Queremos que eles, a partir dos debates, avaliem como melhorar a tecnologia de produção e a eficiência energética, como captar recursos usando linhas de créditos. Dessa forma esperamos impulsionar o mercado”, completa Tokarski.

O I Fórum Biodiesel e Bioquerosene tem na programação os seguintes temas para debate:

  1. Novas Oportunidades Tecnológicas na Produção de Biocombustíveis
  2. Controle de Qualidade e Boas Práticas no Setor de Combustíveis
  3. O Potencial Energético das Fontes Residuais na Geração de Frio e Calor
  4. Uso do B100 em Veículos e Equipamentos
  5. Inovação em Matérias-Primas na Produção dos Biocombustíveis
  6. Soluções Enzimáticas para produção de biodiesel e tratamento de matérias primas para SAF-HVO
  7. Inovação Tecnológica no Atendimento ao Selo Biocombustível Social
  8. Tecnologia na Produção de Bioquerosene
  9. Precificação dos Investimentos, Biocombustíveis e Coprodutos
  10. Uso de Biodiesel no Transporte Marítimo e Navegação Interior
  11. Fomento à Inovação no Setor dos Biocombustíveis

Entre as apresentações-palestras, a de tema “Tecnologia na Produção de Bioquerosene” terá à frente     [1] Gilberto Peralta (presidente da Airbus Brasil), [2] Otávio Cavalett (líder da Boeing para Políticas Públicas e Parcerias em Sustentabilidade para América Latina e Caribe), [3] Amanda Gondim (coordenadora da RBQAV – Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação) e [4] Donato Aranda (diretor do PROCAT e do LIPCAT na UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro e consultor-técnico da UBRABIO).