Textron inicia campanha de testes de vôo de certificação Tipo do Beechcraft Denali, em 11.05.24


No dia 06, a Textron Aviation atualizou o mercado quanto ao programa do novo monomotor turboélice de alto desempenho Beechcraft Denali, informando que foi iniciada a campanha de testes de vôo de certificação após a obtenção junto à FAA da TIA – Type Inspection Authorization (Autorização de Inspeção Tipo) no começo do ano.

De acordo com a Textron, cada marco importante de desenvolvimento permitiu aos membros do programa de testes de vôo uma melhor compreensão da força, capacidade e durabilidade da aeronave, de projeto novo, com o programa recentemente tendo completado com aeronave certificação de teste de solo e testes de vôo dos sistemas aviônicos.

A frota de três aeronaves de teste de vôo já completou quase 2.000 horas de vôo com mais de 830 vôos, e o programa segue em direção à certificação FAA prevista para 2025.

“Os aviônicos avançados do Denali aproveitam ao máximo a tecnologia de ponta para facilitar a carga de trabalho do piloto”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de vendas globais e operações de vôo da Textron. “O início dos testes de vôo de certificação da aeronave é um marco significativo para o programa e estamos entusiasmados em colocar esta aeronave nas mãos de nossos clientes ansiosos”, completou O’Bannion.

“Temos três protótipos voando com mais de 830 vôos e acumulamos quase 2.000 horas nessas três aeronaves”, disse O’Bannion, para repórteres durante um briefing com mídia em Wichita na última semana de abril e início de maio. “Continuamos conversando com os pilotos de teste e eles estão simplesmente maravilhados com esta aeronave e seu desempenho”, pontuou O’Bannion.

A previsão é que o Beechcraft Denali entre em serviço em 2025, com atraso do programa após atraso na certificação do novo motor Catalyst, da GE Aviation, que equipará o turboélice, bem como a recente adição do sistema (de pouso automático em emergência) Autoland, da Garmin, como item-padrão do modelo.

O Beechcraft Denali está preparado para conquistar parte do mercado dos turboélices atuais, como o Pilatus PC-12 e o Daher-Socata TBM.

Embora a Textron Aviation não esteja pronta para divulgar os números finais de desempenho do Denali, a aeronave foi projetada para ter velocidade máxima de cruzeiro de 285 KT, um alcance de 1.600 MN (em operação de cruzeiro de alta velocidade, com 5 ocupantes, sendo 4 passageiros – sendo capaz de voar de Los Angeles para Chicago, Nova Iorque para Miami ou Londres para Atenas) e uma carga-paga com abastecimento completo de 1.100 lb. (500 kg). É configurável para missões de passageiros e carga, com piso plano e espaço para até nove passageiros.

“Até chegarmos à certificação Tipo, não compartilharemos nada do desempenho. Mas estamos entusiasmados para ver o que estamos vendo”, disse O’Bannion.
A cabine de piso plano do Beechcraft Denali foi projetada para ser a maior em seu segmento e oferece versatilidade para converter facilmente entre configurações de passageiro e carga. A cabine apresenta uma configuração padrão de seis assentos reclináveis individuais e oferece uma opção de uso de alta densidade com layout de nove assentos. Os passageiros também poderão desfrutar de grandes janelas na cabine, um armário de bebidas dianteiro e um compartimento de bagagem acessível durante o vôo. Um lavatório com assento com cinto opcional, que pode ser preparado externamente, na parte traseira da cabine, também está disponível.

O Denali é a primeira aeronave equipada com novo motor Catalyst, da GE Aerospace, um motor mais eficiente de menor consumo de combustível do que concorrentes da mesma classe de porte. Assim como as demais aeronaves da Textron, o Denali também poderá utilizar combustível de aviação sustentável (SAF). O motor turboélice, de 1.300 SHP, equipado com FADEC facilita a carga de trabalho do piloto, com uma única manete de controle do grupo motopropulsor (motor e hélice). O motor será equipado com a nova hélice McCauley pentapá, de lâminas de material composto, com 105 polegadas (266,7 cm), de velocidade constante e totalmente embandeirada com passo reversível e proteção contra gelo.

O cockpit do Denali apresenta a suíte aviônica intuitiva Garmin G3000 com telas de alta resolução e controladores touchscreen. Um autothrottle Garmin integrado é um recurso padrão – o acelerador automático faz interface com o Sistema de Controle Automático de Vôo (AFCS – Automatic Flight Control System) e o Sistema de Gerenciamento de Vôo (FMS – Flight Management System) para fornecer fácil controle de velocidade em todos os regimes de vôo, desde a decolagem até o pouso. O sistema Garmin Emergency Autoland também foi implementado no programa de desenvolvimento e testes de vôo da aeronave e será disponível como item padrão no momento da entrada em serviço.

Outros recursos padrão da plataforma G3000 incluem um radar meteorológico de 10 polegadas (25,4 cm), Sistema de Alerta de Consciência de Terreno (TAWS-B) e transponders duplos com recursos de transmissão de vigilância dependente automática (ADS-B), que são compatíveis com os mais recentes requisitos de controle de tráfego aéreo. [EL]