CINDACTA-I inicia primeira fase do Projeto FIS Brasília, em 14.05.24


Conforme notícia postada no dia 07, o DECEA divulgou a entrada em operação no dia 06, pelo CINDACTA-I, do Serviço de Informação de Vôo (FIS) em 9 dos 23 setores da Região de Informação de Vôo de Brasília (FIR-BS – SBBS).

O Projeto FIS-BS, contido no Programa SIRIUS, faz parte do Plano Global de Navegação Aérea da OACI, que visa à evolução harmonizada do Sistema ATM (de gerenciamento de tráfego aéreo) no mundo. O objetivo é ampliar a estrutura e aumentar a acessibilidade ao espaço aéreo brasileiro, sobretudo regras de vôo visuais, em espaços aéreos não controlados, proporcionando avisos e informações úteis, tais como: operacionalidade dos aeródromos e dos auxílios à navegação, condições meteorológicas e informações que visem ao aumento da segurança operacional no espaço aéreo Classe G (não-controlado).

Anteriormente, o FIS-BS tinha o serviço prestado por Controladores de Tráfego Aéreo (BCT). Agora, o serviço será operado por militares da especialidade de Comunicações, reservando a atuação dos militares BCT ao espaço aéreo controlado.

Desta forma, a retomada da Prestação do FIS-BS reforça a posição do DECEA, na vanguarda da modernização dos componentes do Sistema ATM, ratificando seu compromisso em atender às recomendações da OACI, para melhoria da navegação aérea, mantendo o Brasil em destaque, no cenário da aviação civil global.

“A implementação do FIS-BS é um importante passo para a navegação aérea no Brasil, já que, em 2019, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo [DECEA] iniciou o planejamento para a prestação do serviço em todo o território nacional, tendo implantado, já em 2021, a FIS Recife”, afirma o comandante do CINDACTA-I, coronel aviador Leonardo Machado Guimarães.