Provedora de serviço de navegação aérea canadense emite Aviso de atualização para operadores/pilotos quanto à expansão da obrigatoriedade de capacidade ADS-B para espaço aéreo Classe B do país, em 14.05.24


Com a iminente expansão de espaço aéreo ADS-B do Canadá para o espaço aéreo Classe B, a provedora de controle de tráfego aéreo NAV Canada emitiu, iniciando o mês, um Aviso de atualização (Update Notice) para lembrar operadores e pilotos de suas opções e responsabilidades. No próximo dia 24 de maio, a capacidade ADS-B está programada para incluir o espaço aéreo nacional canadense Classe B – o espaço aéreo Classe A já está sob obrigatoriedade de capacidade ADS-B desde agosto de 2023.

De acordo com o Aviso, como ainda existem operadores que estão tendo problemas para equipar as aeronaves com os aviônicos adequados e precisam de mais tempo para cumprir o requisito, a NAV Canada continuará “oferecendo acomodações” para aeronaves sem capacidade de transmissão ADS-B. “Acomodações” (alocações) gerais foram disponibilizadas em algumas circunstâncias para operadores aéreos com vôos regulares, enquanto solicitações individuais de “acomodação” ADS-B podem ser enviadas diretamente à NAV Canada.

“Dados os requisitos de oxigênio em aeronaves não-pressurizadas e os benefícios de altitudes de cruzeiro mais elevadas para aeronaves pressurizadas, há um número limitado de operadores aéreos no Canadá que operam frotas no espaço aéreo Classe B que também não sobem no espaço aéreo Classe A”, registra a Aviso da provedora de serviços de navegação. “A NAV Canada começou a entrar em contato com alguns dos operadores aéreos afetados para determinar se acomodações podem ser necessárias”, registra o Alerta.

O Aviso lembra aos operadores que, independentemente da classe do espaço aéreo, é importante que os operadores de aeronaves estejam cientes dos requisitos da nomenclatura de planeamento de vôo, para que a confirmação da capacidade ADS-B seja adequadamente inserida nos sistemas de processamento de dados de vôo e mostrada nas telas (e cadastros) dos sistemas de vigilância utilizados pelos serviços de tráfego aéreo.

A NAV Canada também esclareceu que a implementação do mandato ADS-B no espaço aéreo Classe C, D ou E ocorrerá o mais tardar em 2028, “enquanto se aguarda uma avaliação mais aprofundada e envolvimento com as partes interessadas”. [EL] – c/ fonte